“Cabide Solidário”

“Fazer o bem sem olhar a quem”. Na pandemia, esse ditado se popularizou como uma das principais lutas contra os tristes efeitos causados pela Covid-19, que afetou famílias e pessoas no País e no mundo.
Com as dificuldades espalhadas por todos os cantos, muitos voluntários, empresas e governos se mobilizaram para ajudar esses cidadãos. Todos unidos por um mesmo propósito, realizando pequenos gestos, capazes de mudar vidas.

Pensando nisso, no início do mês de Abril, protocolei um pedido de indicação solicitando a criação de um Centro de Referência para doações de roupas e agasalhos para as pessoas em estado de vulnerabilidade no município de Montenegro.

O objetivo do projeto é ajudar a aquecer as pessoas em vulnerabilidade social que foram atingidas pela pandemia do Covid-19 e também em função das baixas temperaturas com a chegada do Inverno no Rio Grande do Sul.

A ação solidária visa envolver toda a população para que possam doar peças de roupas que não são mais utilizadas e que estejam em bom estado de conservação.

A partir dai entrei em contato com o Secretário Municipal de Habitação, Desenvolvimento e Cidadania, Luis Fernando Ferreira para entregar em mãos a indicação e conversar sobre a implantação do projeto em Montenegro. Prontamente ele se colocou à disposição e organizamos uma visita à cidade de Lajeado, que recém havia lançado um modelo de projeto semelhante, conhecido como Vestir&Ser.

Em Lajeado fomos recebidos pela coordenadora do Cras Espaço da Cidadania, Fátima Luciane Leal Machado em seu gabinete.Após uma breve conversa, ela nos levou para conhecer o espaço. Por lá, ficamos impressionados com a estrutura, principalmente pela sua amplitude e organização. Enquanto conhecíamos o local, famílias aguardavam para retirar os seus agasalhos.Saímos de lá empolgados e com a esperança de tornar realidade o projeto também em Montenegro.

Depois de dois meses, podemos dizer que o trabalho em conjunto gerou resultados. Na última sexta-feira, estive ao lado do Prefeito Municipal e do Secretário Municipal de Habitação, Desenvolvimento e Cidadania inaugurando o centro de doações. Este novo espaço foi intitulado pela administração como “Cabide Solidário.”

Agora, Montenegro conta com quatro salas, com roupas, calçados, cobertores e toalhas que estão disponíveis para doação, no prédio localizado dentro da sede da Secretaria de Habitação. Trata-se de uma espécie de loja, com cabides e expositores com peças e agasalhos para todos os tipos e tamanhos de pessoas.

O “Cabide Solidário” é uma iniciativa que beneficia todas as famílias que vivem momentos de dificuldades e não possuem as condições necessárias para enfrentar o frio rigoroso e que ao mesmo tempo foram afetadas pela pandemia.

Realmente, me sinto extremamente orgulhoso de ter colaborado com este trabalho tão importante para a comunidade montenegrina. Ajudar o próximo é um ato que faz bem tanto para quem se doa quanto para quem recebe.

Parabéns a todos os envolvidos!

Últimas Notícias

Destaques