Chega o mês de junho e com ele vem um dos melhores eventos do ano: as festas juninas. São eventos que estão presentes em nossa vida desde a infância, quando nos divertíamos com as atividades nas escolas, marcadas por muita música, dança, roupas e comidas típicas.
As festas juninas são conhecidas em vários lugares do mundo. Na cultura popular brasileira, elas têm um lugar especial. Isso porque valorizam a nossa cultura local e as tradições do nosso país, mas também representam diversos elementos históricos e religiosos.
A festa celebra o nascimento de João Batista, um profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo, e é amplamente comemorada no dia 24 de junho todos os anos. É por isso que o período também é conhecido como São João. O mais interessante de tudo é que São João Batista é o padroeiro de Montenegro, devido à colonização e a data de fundação da cidade.
Em 1867, Montenegro era um distrito que pertencia a Vila de Triunfo, com a denominação de “Porto das Laranjeiras”. A partir da Lei de nº 630 de 19 outubro de 1867, a cidade passou a se denominar freguesia de São João do Monte Negro. No dia 14 de outubro de 1912, pelo Decreto nº 2.2026, a Vila de São João de Monte Negro passou a se chamar São João de Montenegro.
É nesse resgate histórico que foi pensada a festa de São João do Montenegro. Um evento que promete ser a maior festa junina do Sul do Brasil, com o objetivo de contribuir com a identidade cultural da cidade, resgatando na sua história a tradição das festas de São João. Além disso, o evento busca estimular o senso de pertencimento para a comunidade montenegrina. Assim nasceu o projeto São João do Montenegro, que teve na noite de ontem, a abertura oficial da primeira edição, no Parque Centenário.
A festa São João do Montenegro vem pra ficar. Pensaram em uma festa com grande relevância para a cidade, com potencial para se transformar na maior do estado.
Eu vejo muita gente criticando a iniciativa nas redes sociais. Há muitos anos que Montenegro não organiza uma festa para chamar de sua. Sem contar que não existe nenhum dinheiro público municipal envolvido para a realização do evento. A festa está sendo organizada por uma empresa especializada que arrecadou verba através de leis de incentivo estadual e federal. O município apoia o evento, não destinando nenhuma verba para tal.
Precisamos incentivar eventos como esse. Promover uma festa deste tipo alegra a comunidade, proporciona lazer, entretenimento e diversão a todos. Além disso, valoriza a cultura e a economia local, gerando renda ao município. Também é preciso destacar a presença e atração dos nossos artistas locais e das crianças. Este evento está engajando escolas municipais e grupos artísticos de dança e música da cidade.
Vamos ter orgulho da nossa história e valorizar a nossa tradição. Vamos prestigiar e participar das ações realizadas e promovidas pelo município. Convide os amigos e a família para curtir as atrações da Festa São João do Montenegro. A programação vai até domingo. Aproveite!