O buraco é um mistério, seu significado simbólico é “a abertura para o desconhecido”.
Alice caiu em um buraco e chegou ao País das Maravilhas. Hitler e Saddam esconderam-se em buracos quando a coisa encrespou. Tesouros são escondidos em buracos!
No plano imaginário, o buraco é mais rico em significado do que o simples vazio é repleto de possibilidades daquilo que o preencheria ou o que passaria por sua abertura.
Foi de um buraco aberto por uma machadada do deus Efestos no crânio de Zeus (os deuses greco-romanos eram intensos) que saiu a deusa da inteligência, Atena. O buraco pode ser considerado como “o caminho do parto natural da ideia”.
Nossa cidade, de novo, está cheia de buracos. Passo por um todos os dias. Anteontem ele me fez sinal para parar, baixei o vidro e ele me avisou:
– Bom dia! Tem um rasgo no seu pneu dianteiro esquerdo, é melhor ver isso!
– Puxa, obrigado! A propósito, sua família está crescendo, não é?
– Somos várias famílias. Tem os Orifícios, os Covas, os Tocas, os Furos, os Rombos, os Crateras, e o famosão Propinoduto, nosso representante lá em Brasília.
– Estão se dando bem com as pessoas, então?
– O povo é gente fina! Diminuem a velocidade quando passam em cima da gente, estão sempre comentando sobre nós. Tem uns que ficam nos admirando. Outro dia, jogaram um carro inteiro dentro de um primo nosso, foi uma loucura! Ele saiu no jornal, ficou famoso. Agora temos o Propinoduto na política, logo logo teremos nossa igreja.
– Então vocês têm um projeto de poder?
– Assim como vocês, estamos tapados com a política do país! Em época de eleição, tiram fotos nossas, nos filmam, fazem discurso, dizem que somos uma vergonha e blá-blá-blá. Daí vem o outro e nos tapa só para tapar a boca do adversário. Nós não queremos ser buracos-eleitorais, queremos ser reconhecidos pelo que somos. Queremos representatividade, já tentamos nos instalar na frente da prefeitura, mas sempre nos expulsam de lá! Nosso projeto é levar o país inteiro para o buraco. Tem vários humanos nos ajudando, somos gratos. Pegue nosso folder, leia e avalie nossos ideais, gostaríamos muito de contar com seu apoio.
– Você disse que estão pensando em criar uma igreja?
– Cremos no Grande Buraco Negro que tudo criou e para onde todos iremos no final. Queremos plenitude, crescer, multiplicar e sermos reconhecidos como um aspecto importante da vida. Todos os seres vivos vêm de um buraco, isso não é por acaso, isso é místico, cara!
– Filosófico…
– Um buraco mal-tapado ainda é um buraco. Sua essência está ali e será uma questão de tempo até ele se revelar novamente.
– Muito profundo…
– Sim, o tempo está me fazendo cada vez mais profundo e sábio.
– Bom, muito obrigado pela lição de vida, nos vemos por aí!
– Paz!