Moda em Palavras

A palavra moda, em sua definição etimológica, advinda do latim, modus, significa modo, maneira, comportamento e cria seus próprios códigos em diferentes espaços e épocas. Apresenta, em vestuário e acessórios, o que a sociedade não consegue dizer em palavras. Abordar os códigos e aspectos de sua produção ajuda a explicar lógicas e significados de atores sociais, de dado contexto, recorte sociocultural e lugar. Para Umberto Eco, vestuário é comunicação.

Maria Grazia Chiuri, primeira mulher a ocupar o cargo de diretora criativa da francesa Dior, em sua coleção inaugural para a grife, em 2016, apresentou camisetas com o a frase “We should all be feminists” – em português “Sejamos todos feministas”, título da obra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Vestida por várias personalidades, a camiseta perpetuou-se como peça valiosa de moda e conceito.

Palavras em camisetas não são novidade e não se restringem apenas às grandes aparições da alta-costura: dia desses, na vitrine de uma loja popular, havia exposta, em um manequim, uma camiseta com a palavra inglesa “Influencer” (influenciador) com letras em caixa alta, numa imitação do logotipo da marca Supreme. Ao observar tal peça de roupa, pensei comigo: melhor andar por aí dizendo-se influencer, já que a palavra está “na boca do povo”, do que palavras como“ranço”, pouco inspiradoras. A moda compõe-se e é composta no “espírito do tempo”, e se encontra em momento de tantas polarizações, que temos, nestas peças, “outdoors de opiniões” sejam elas bem humoradas, lúdicas ou posicionadas. Como esquecer da camiseta com o slogan “Prefiro Toddy ao tédio”, vestida pelo Cazuza na década de 1980?

Olhares:
Fotografando com celular:
É o título do workshop que a fotógrafa Juliana Moscofian traz à nossa cidade, em parceria com a Solução Centro de Ensino, na próxima quarta-feira, dia 25.

A Praça é nossa: Com toda a energia, o Posto Soma e parceiros entregam no próximo sábado, dia 28, a partir das 10h, o resultado do 1º Projeto Socioambiental “A praça é nossa” – na praça do Bairro São João. Trazendo pacotes de fralda ou de lenços umedecidos, é possível colaborar ainda mais.

Feijoada do Clube: O Clube Riograndense promove no próximo sábado, dia 28, a sua tradicional Feijoada com Festa, a partir das 20h, com animação do pagode Puracaso. As camisetas-ingresso ainda estão disponíveis na Loja Seelig.

O Vestir e a Cidade:
Devidamente pilchados, José Carlos Chassot com seus pais, Carlos e Ilsa Chassot. Na beira do Rio Caí, em frente ao armazém de secos e molhados da família, em 1951. Colaborou Terezinha Chassot Angeli.

Últimas Notícias

Destaques