“Sempre a melhor versão é nossa verdade caprichada”. Renata Vieira Martins, jornalista
A célebre citação do filósofo grego Epictetus (50-100, e se diz Epiteto): Conheça primeiro quem você é, depois adorne-se de acordo. Adequada quando associada ao movimento diário do vestir, ato que atormenta, desconcerta e que se renova, a maneira à qual nos apresentamos para o mundo. Clarice Lispector em O Ritual, considerava o enfeitar-se ato grave e que quando nos vestimos tornamos um simples “pano” algo com muita vida. Lindo né?
Longe daquela velha história de que “as mulheres nunca têm nada para vestir”, que considero bem cansativa e discriminatória e claro, um incentivo ao consumo inconsequente, devido ao fato de que mesmo não vestindo a “última moda” há algum tempo, jamais consideraria o ritual vestir e adornar como um problema, e sim, como um dos mais bonitos aprendizados diários. O universo do vestuário em todas as suas épocas e variações individuais e espaciaisé um ato essencial de manifestação da vida para todos nós. Todos nós mesmo. Nos perguntarmos “o que vou vestir hoje?” quando pornecessidade docotidiano ou ainda quando em datas especiais pois “preciso daquele traje maravilhosojá que as festas de fim de ano estão ai”. Alimentam nossa subjetividade, nossa criatividade, nossa emoção. Como esquecer a personagem Carrie Bradshaw (Sara Jessica Parker) escolhendo animadíssima suas roupas em seu pequeno (e abarrotado) closet no seriado “Sex And The City”?
O saudoso mestre gaúcho da moda Rui Spohr, que completaria 90 anos no último sábado, dia 23, no livro “Memórias Alinhavadas (1997)” determina o ato de vestir em três fases: Na primeira, a pessoa se cobre em função de diversos fatores como intempéries, pudor, hábitos e costumes do grupo ao qual pertence. Na segunda fase, então, o indivíduo se veste, dá atenção à adequação do seu trajar e planeja seu vestir com roupas que combinam entre si e quando é preciso, recorre a ajuda profissional de um estilista, que indica os caminhos para que se sinta segura dentro do que veste. Na terceira fase a pessoa já conhece suas necessidades em termos de roupa e sabe o que lhe cai bem: escolhe peças de qualidade, sempre tem o que vestir para qualquer ocasião (o paraíso) e está satisfeita com o que possui. Investe cada vez mais em qualidade, em peças boas, que vão durar mais tempo e trazer a segurança, o conforto e a beleza que tanto almejamos para enfrentar o dia-a-dia.
Adoraríamos nos inserir e pertencer à terceira fase. Conheço pouquíssimas pessoas com esse gosto apurado.Mas para nosso alívio, segundo o Rui, é preciso ter humildade para admitir que ninguém nasce sabendo: o aprendizado é uma constante, fundamental da vida. Assim como o nosso vestir e adornar requer muitos erros e acertos, satisfação e agonia. Só não tem vitórias e fracassosaquela pessoa que nunca enfrentou nada, que nunca encarou vida de frente.E uma vida sem reinvenção, creio que não teria a menorgraça. Já imaginou?
O Vestir e a Cidade:
No dia 10 de setembro de 1994 aconteceu o casamento de Carla e Eduardo, as Bodas de Prata de Nanci e Fernando, pais do Eduardo, e as Bodas de Ouro de Elsa e Bruno Kauer pais da Nanci, na Igreja da Ressurreição em Montenegro. Avós, filha e neto casaram no mesmo dia. Colaborou a querida Nanci Pereira.
Você tem alguma foto histórica sua ou de alguém especial vestindo algum traje de época? Vamos adorar publicar neste espaço! Envie para o nosso Facebook ou e-mail [email protected]
Olhares:
Águas no Focus: A grife de moda praia Águas do Brasil representou muito bem nosso país em Milão, na Itália, no evento Focus Brasil, que apoia e celebra o sucesso dos Brasileiros no exterior. Com palestra do Palco da Moda, as sócias Fernanda Rigon e Beatriz Farias apresentaram sua coleção Almas da Natureza, que contou com a presença de Luiza Brunet que estava na primeira fila. Chic né?
Gula no sábado: no último sábado, dia 23, a Easy Home uniu as forças com o Peña del Sur e a Açucarados para almoço especial. Essa é a Montenegro que queremos!
Encontro Musical: Hoje, a partir das 17h a Escola Espaço Musical promove o Encontro Musical Final com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Professores Júlia Kunrath, Celiza Metz, Anelise Kindel, Taicir Firmo, Rodrigo Siervo, Júlia Silva e Rosângela Santos.
Desfile Isa: No próximo dia 05, a talentosa jovem Isadora Graeff apresenta seu desfile de conclusão de curso de graduação em Moda no Teatro Feevale. Com tema voltado aos estudos de gênero, Isa desenvolve em sua pesquisa um olhar sobre a violência sofrida e uma ressignificação dos desconfortos a partir da legitimação da expressão identitária LGBTQIA.