Os ânimos de centenas de citricultores montenegrinos ligados à Ecocitrus se renovam com a notícia de que a Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás) irá, finalmente, lançar a Chamada Pública para aquisição de biometano — produto carro-chefe da usina de biogás do Consórcio Verde Brasil, que foi inaugurada em 2013, na localidade de Passo da Serra. Além de investirem milhões de reais, a Ecocitrus e a empresa Naturovos pagam caro por terem sido inovadoras e pioneiras no País: espera. Anos de espera.
Primeiro foi para o biometano ser regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o que ocorreu apenas em 2015. Depois, e isso persiste até hoje, para o combustível ser comercializado e, finalmente, dar retorno financeiro. O poder público talvez tenha mais atrapalhado o projeto do que incentivado, uma vez que a burocracia, paradoxalmente, torna tudo lento nesse mundo em que tudo se transforma numa rapidez nunca antes vista.
Agora é hora, porém, de deixar esses percalços de lado e saudar a chegada do 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano, que vai ocorrer nos dias 13 e 14 de junho, em Caxias do Sul. O evento, com nomes mundiais do setor, poderá catalisar a mente de nossos governantes e, finalmente, destravar os obstáculos dessa atividade com enorme potencial de geração de riqueza — nada mais importante hoje devido à crise que se arrasta desde 2014.