Brochier chega aos seus 35 anos de emancipação política com bons motivos para comemorar. Seja por conta de sua vasta produção de carvão, por atrair empresas e colaborar para sua expansão, e com isso evoluírem juntas, ou ainda por ter um povo acolhedor, há muito a ser celebrado.
A Capital do Carvão Vegetal é um município ainda jovem que mostra responsabilidade com sua população, seja através de investimentos na área da Saúde, Educação, infraestrutura ou outros. A comunidade local encontra praticamente tudo o que precisa sem ter de sair da cidade. O comércio, com suas lojas, bares e restaurantes, atrai visitantes de outros municípios da região para desfrutar de boa experiência de comprar e gastronomia.
As belezas naturais da zona rural do município também são atrativos aos turistas. Seus habitantes são pessoas trabalhadoras, dedicadas ao que fazem. Os consumidores do carvão lá produzido provavelmente não tenham parado para pensar em como é a rotina desses trabalhadores. Com tempo bom ou não, seja feriado ou domingo, se a produção chama, os carvoeiros acordam antes do Sol aparecer para dar início ao processo. Talvez essa dedicação seja o segredo da boa qualidade do produto vendido para diversas regiões do Estado.
A cidade se faz acolhedora e bela, com suas propriedades rurais e modernos prédios na área central, tem edificação para todos os gostos. É difícil sair de Brochier sem levar juto um registro fotográfico na memória do smartphone. O Parque Municipal é uma atração que encanta os visitantes e que a partir de quinta-feira, 13, estará ainda mais em destaque, pois será palco para grande shows e rodeio crioulo da 14ª edição da Expofesta. A tradição do povo gaúcho se mantém, mas as novidades não ficam de fora da festa. Os shows sertanejos prometem atrair grande público à festa de aniversário, que deixa de ser apenas do município para se tornar de todos que queiram abraçar a cidade.