Temos uma festa!

Podemos, sim, elevar a autoestima dos montenegrinos! E antes que se aponte uma série de mazelas sociais e estruturais que realmente a cidade precisa resolver, recordemos que uma necessidade não tem relação com a outra, tampouco se anulam. O que está sendo investido na Festa 150 Anos de Montenegro atende à responsabilidade social de oferecer lazer e cultura ao povo, sendo que é realizada com recursos específicos para sua área.

Dito isso, vamos agora nos debruçar sobre o que foi visto até esse domingo. Em dois palcos são oferecidos aos cidadãos de todo o Vale do Caí música de qualidade e que atendem estilos variados. Os artistas gaúchos, sobretudo locais, são valorizados; ao lado de shows nacionais com nível há muito tempo não registrado aqui. O público acima de 25.000 pessoas comprova o sucesso do primeiro final de semana e eleva a expectativa por mais três dias.

Esta é a parte da organização que diz respeito aos contratos assinados. Mas deve ser exaltada também a responsabilidade sobre a parte estrutural oferecida. Ainda que se deva questionar um erro de cálculo ao combinar a festa com o período de reforma do Parque Centenário, é preciso concordar que muito foi feito com cerca de metade do espaço disponível. Também o incidente das goteiras sobre o palco é passível de crítica, ainda que o temporal que se abateu sobre a cidade na noite de domingo seja a única variável incontrolável.

De resto, até o momento, a Festa 150 Anos merece muitos elogios. Somente a atenção dispensada à segurança já seria motivo de reconhecimento; mas temos ainda a qualidade de equipamentos de luz e som, a organização na entrada e na saída do Parque, e a oferta de praça de alimentação. Houve dúvidas, mas a organização está conseguindo fazer um belo evento para marcar essa importante data. Ela mexe com o orgulho dos moradores, cumprindo o papel de grandeza esperado de uma cidade sesquicentenária e de relevante importância, no passado e no presente do Rio Grande do Sul.

E se hoje Montenegro colhe frutos representados por sorrisos, foram plantadas safras futuras. O município se faz ser visto, promove seus produtos culturais e econômicos e se coloca como opção para o roteiro de grandes eventos e artistas.

Últimas Notícias

Destaques