A solidariedade é uma das maiores forças que movem uma sociedade para o bem-estar coletivo. Vivemos em tempos desafiadores, onde as desigualdades sociais são cada vez mais evidentes; e é justamente nesse cenário que a colaboração mútua se torna fundamental. No Estado do Rio Grande do Sul, iniciativas como a Nota Fiscal Gaúcha e as ações da cooperativa Sicredi Ouro Branco são exemplos concretos de como a solidariedade pode ser praticada de maneira simples, acessível e eficaz.
O programa do Governo do Estado é uma ferramenta que permite a qualquer cidadão contribuir com instituições beneficentes e de saúde, e de forma simples, apenas solicitando o CPF na nota fiscal no momento da compra. Essa prática, que requer apenas um pequeno gesto, tem um impacto significativo, pois direciona recursos para entidades.
Um bom exemplo é a Apae Montenegro, instituição indica pelos cidadãos que pedem CPF e que são cadastrados no site do Nota. Ela atende crianças com deficiência, oferecendo suporte ao seu desenvolvimento físico e intelectual. O envolvimento do cidadão nesse processo é online e desapegado, mas a contribuição de forma inestimável para a manutenção de serviços. Não apenas as entidades beneficiadas ganham, mas toda a comunidade se fortalece, criando um ciclo virtuoso de apoio.
Outro exemplo de solidariedade no Rio Grande do Sul vem do setor econômico privado. A cooperativa Sicredi Ouro Branco tem demonstrado que o mercado financeiro pode ter um papel importante no apoio a causas sociais. Ao utilizar parte dos lucros obtidos com a movimentação dos clientes para financiar projetos sociais, o Fundo Social Sicredi não apenas garante a sustentabilidade financeira dos negócios, mas também investe no desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Isso demonstra que as empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação, podem ser agentes de transformação quando integram a responsabilidade social em sua cultura empresarial.
Essas iniciativas revelam que, quando cada um de nós adota uma postura solidária, por menor que seja o ato, o impacto pode ser enorme. A solidariedade não precisa ser grandiosa ou exigir grandes recursos. Muitas vezes os gestos mais simples, como pedir Nota ou optar por uma cooperativa, podem resultar em grandes mudanças.