Seja mais gentil

Dizer que gentileza gera gentileza pode até ser chavão, mas é verdade. Ajudar ou receber auxílio de alguém para atravessar a rua, estacionar com mais tranquilidade, não buzinar nem precisar ouvir a buzina de algum motorista apressado são exemplos de uma conduta gentil e educada no trânsito.

A troca de gentilezas, no entanto, pode ocorrer também no trabalho, na escola, nas compras, em todo o lugar. Imagine você com o carrinho do supermercado lotado na fila do caixa e, atrás, um cidadão com dois ou três produtos. Que tal deixá-lo passar à frente? E se você for o beneficiado com a gentileza de alguém, agradecer é sempre uma forma educada e simpática de retribuir, além de um estímulo a ações gentis.

Enfim, são muitos os exemplos de uma conduta civilizada e educada, que certamente deixaria as pessoas mais tranquilas, alegres e com vontade de serem igualmente gentis. A construção de um mundo melhor passa pela consciência de cada um sobre suas atitudes e seu papel como multiplicador de boas ações nos mais variados aspectos. Inclui a percepção de que não somos uma ilha, mas vivemos em uma coletividade.

A convivência social do indivíduo começa na família e, por isso, é nesse pequeno núcleo que se inicia o desenvolvimento humano com a formação de valores, que incluem ser menos egoísta e pensar também no próximo, bem como tratá-lo da forma como gostaríamos de ser tratados.

Últimas Notícias

Destaques