Segurança também na escola

Uma boa notícia está chegando em Montenegro, e é assim classificada pelo fato de ter relação com Segurança Pública e crianças e adolescentes. Mais exatamente, segurança a este percentual da comunidade mais vulnerável a violência diária. O foco da Brigada Militar (BM) será ainda mais apurado, pois estará concentrado na frente das escolas, local onde, em geral, os jovens ficam sozinhos, ao menos sem uma supervisão dos pais ou dos professores. Somam-se ainda os riscos do trânsito nestes locais.

A Prefeitura Municipal de Montenegro já havia se atentado ao fato, providenciando então equipamentos de proteção. O mais eficaz deverá ser o popularmente chamado “botão de pânico”, usado em caso de emergência dentro da instituição. Realmente é tranquilizante saber que nossa comunidade não corre o risco de um ataque terrorista com arma de fogo, tragédia já registrada no Brasil; mas prevenir é melhor do que remediar, e ter um auxílio tecnológico desta envergadura também ajuda na missão de afastar este temor.

Os pais precisam estar em seus afazeres em estado de tranquilidade por saber que seus filhos estão em boas mãos. Neste intuito, o Município instalou ainda câmeras de segurança e habilitou a Guarda Municipal para rondar as instituições de ensino de sua rede. A busca por assegurar a integridade das crianças não deve ser medida em cifras, sendo colocada como primordial aos governos.

Essa postura é pensar além, é estar em consonância com os anseios da sociedade. Estudantes e professores dentro do espaço escolar precisam se preocupar apenas com a busca do Conhecimento, preparando o intelecto dos cidadãos do presente como alicerce do futuro da coletividade. Para tanto, é preciso tranquilidade, alcançada pela certeza que aquele é um local sagrado e protegido.

A patrulha escolar dá essa sensação de segurança, com empenho dos agentes e com a credibilidade que a Polícia Militar do Rio Grande do Sul alcançou. Mas, para tanto, e não custa lembrar, o cidadão também deve se unir à missão. Posturas estranhas no entorno de educandários, seja durante o turno de aula ou à noite, devem ser comunicados pelo Telefone 190. Todos devemos olhar pelos nossos estudantes e nossos docentes!

Últimas Notícias

Destaques