A discussão sobre igualdade entre homens e mulheres no campo do trabalho é algo que está longe de acabar. Embora muitos aspectos ainda precisem ser melhorados para que realmente a palavra igualdade possa ser usada como sinônimo de capacidade e reconhecimento dos direitos para ambos os gêneros, não se deve permanecer de braços cruzados esperando que apenas políticas públicas e militâncias resolvam esse problema. Se é que um dia isso irá ocorrer de fato.
A Medalha Delegado Plínio Brasil Milano, concedida como reconhecimento da dedicação à delegada Cleusa Tânia de Oliveira Spinato, é um indicativo da valorização do trabalho da mulher pelo bem da sociedade. O predomínio de homens na carreira da Polícia Civil não intimidou Cleusa a encarar um dos maiores desafios de sua vida quando, há 20 anos, ingressou na corporação.
Com competência e perseverança, a delegada mostrou para que veio e fez-se respeitar-se por sua capacidade e dedicação no que faz. Saber se impor e não desistir frente às adversidades do caminho é uma das receitas para mulheres que, assim como Cleusa, possuem talento e qualificação, mas que diante da desconfiança da sociedade acabam intimidadas em seguir seu sonho quando a área de atuação escolhida conta, na maioria, com membros do sexo oposto.
Não é a força física que determina o que você pode fazer e onde pode chegar, mas sim quão capacitado e determinado você está. Que outras Cleusas sigam abrindo caminho e encorajando mulheres que ainda se deixam influenciar por ideias ultrapassadas de que lugar de mulher é apenas em casa, cuidando da família e da limpeza do lar. Mulheres podem e devem lutar pelo que querem.
Façam sua parte! Conquistem seus espaços e inspirem novas gerações.