Mais uma vez, a comunidade de Serra Velha mostrou a força dos trabalhadores do campo no final de semana. Com seus tratores, famílias inteiras saíram em um desfile orgulhoso, em que evidenciaram a união e o espírito guerreiro dos produtores rurais. O Tratoraço da Serra Velha surgiu em 2018, como forma de valorizar os moradores do campo e incentivar os jovens a permanecerem e investirem nas propriedades rurais. É uma maneira de enaltecer a importância destes profissionais, para que sejam reconhecidos por sua contribuição à sociedade.
Os produtores, sobretudo os familiares, movem a nossa economia. São eles responsáveis por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil, segundo dados do último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 67% da força de trabalho agropecuária do País – cerca de 10 milhões de pessoas -, está envolvida nas propriedades familiares. Essa prática é a principal responsável pela produção dos alimentos disponibilizados para o consumo da população brasileira. O setor se destaca pela produção de milho, mandioca, ovinos, caprinos, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, além da fruticultura e hortaliças.
Com um impacto tão grande na economia nacional, e considerando que a força de trabalho rural no Vale é ditada pela agricultura familiar, práticas como o Tratoraço são fundamentais para a valorização do campo pelos mais jovens. Mas esse movimento tem outro papel ainda mais importante: mostrar à sociedade e ao poder público que as famílias rurais estão unidas e cientes do seu poder. Elas precisam ser valorizadas, devem ter investimentos voltados a esse setor, fomentando a tecnologia na produção e o desenvolvimento das comunidades. Devem, ainda, ser valorizadas pelos consumidores que buscam frutas, hortaliças, legumes, carnes, ovos e laticínios nas feiras e mercados. São produtos cultivados com responsabilidade, de uma família para outra, e não produzidos mecanicamente em escalas absurdas. Valorizar esse trabalho é, também, garantir que produtos de qualidade sejam postos em nossas mesas diariamente.