Na crise, há oportunidades

No contexto da economia, estamos habituados a ouvir que é na crise que surgem as oportunidades. Faz sentido, simplesmente porque as dificuldades nos obrigam a sair do lugar comum e ver o que, na calmaria, passaria despercebido. Mas não é apenas na economia. A crise pela qual nossa sociedade passa vai muito além de dinheiro. E, por isso, também nos faz abrir os olhos para oportunidades em muitas outras áreas além da econômica.

Esta pandemia deixará muitas lições. Uma das mais relevantes é: fazer por si, sem esperar por governantes. Liderança é algo que estamos vendo surgir nas comunidades. E deve ser estimulada em todos os sentidos, seja para formar lideranças que, quem sabe um dia, possam fazer a classe política ter um pouco mais de respeito, ou para nos tornarmos mais conscientes na força social. Na edição de hoje, destacamos um ciclo de conversas que irá reunir – virtualmente – comunidades de diversos bairros de Montenegro. Com a participação de especialistas e líderes comunitários, serão debatidos assuntos como a saúde emocional, o aumento da violência doméstica no contexto atual, empreendedorismo em tempos de crise, e desafios e competências para uma boa liderança em tempo de crise. São importantes questões a serem debatidas porque ninguém além de nós mesmos poderá compreender as nossas dificuldades e encontrar as soluções.

Quer um exemplo de como a união popular faz a diferença? Você o encontra nesta edição mesmo do Ibiá. Tivemos a alegria de noticiar que a pequena Lívia Teles e sua família estão em Boston, nos Estados Unidos, onde ela iniciará tratamento para a Atrofia Muscular Espinhal (AME). A primeira consulta ocorreu na segunda-feira no Boston Children’s Hospital, instituição referência no tratamento da doença neurológica. A busca pela cura da filha fez essa família mobilizar diversas cidades dos vales do Caí e Taquari numa missão que parecia impossível: arrecadar R$ 9 milhões em pouco tempo. Eles ainda não alcançaram todo o objetivo, que é ver Lívia curada, mas já venceram uma grande batalha. O que podemos agora é mandar boas energias e desejar sorte à menina e sua família. Torcemos para que a cura dela venha logo e que Lívia se transforme no símbolo da chegada de boas notícias para todos nós.

Últimas Notícias

Destaques