A publicação da minuta do edital de licitação referente à construção de rótulas no trecho urbano da RSC-287, em Montenegro, acende uma grande esperança nos cidadãos. Afinal, depois de quase quatro décadas, os montenegrinos estão bem perto de ver atendida uma reivindicação que vinha sendo ignorada. Principalmente para os moradores que precisam atravessar a faixa todos os dias para trabalhar ou estudar, a notícia gerou grande comemoração, já que a informação dá conta, ainda, de que a obra será executada com recursos do Estado.
Méritos para o prefeito Zanatta, vice Braatz e sua equipe, porque graças a sua articulação política, o município terá parte da infraestrutura que precisa para garantir a segurança dos transeuntes e dos motoristas. Parte porque além das duas rótulas, ainda não estão previstas passarelas para garantir a travessia de pedestres. Este é um ponto que também carece de atenção, sobretudo pela demanda de crianças e adolescentes que passam pela rodovia.
A previsão de construção das rótulas é, sim, um momento de comemoração. Os motoristas e motociclistas terão mais segurança para ingressar na rodovia e nas vias urbanas. A tendência é que o trânsito flua com menos interrupções. Se, por um lado pode haver lentidão – algo bastante comum em horários de pico – por outro, aqueles que precisam atravessar a RSC-287 conseguirão fazê-lo com risco muito menor e em menos tempo.
Há quem ache precipitada a comemoração e só acredite vendo a obra, de fato, acontecer. É compreensível, visto o histórico de obras públicas estagnadas. Mas vale lembrar que essa é uma reivindicação de décadas. Prefeitura, moradores e os veículos de comunicação debatendo o assunto constantemente. A publicação do edital pode parecer um passo pequeno, mas a verdade é que nunca chegamos tão longe nesta questão. Nenhum dos gestores anteriores do município teve força política suficiente para trazer esta obra para Montenegro.
Isso nos dá fôlego para continuar cobrando por soluções e para acreditar novamente que resolver o problema da travessia na 287 é possível.