Após quase dois anos de muito trabalho, finalmente, as obras do Pronto Socorro do Hospital Montenegro 100% SUS estão finalizadas e serão entregues à comunidade, oficialmente, na próxima quarta-feira, em cerimônia de inauguração do espaço. A iminente inauguração permitirá atendimento mais qualificado a um número maior de pacientes simultâneos, é a prova de que a sociedade pode fazer grandes coisas, a partir do trabalho conjunto de forças públicas e privadas.
O pontapé inicial para ampliação foi em 2020, quando o HM recebeu a verba de R$ 500 mil da Consulta Popular de 2018, mas, com o aumento do valor de materiais de construção e todos os imprevistos a que toda obra está sujeita, precisou de ajuda extra para ser finalizada. Inúmeros foram os doadores para a conclusão deste projeto, que atende toda a região. Ao todo, mais de R$ 900 mil foram alcançados com recursos públicos e privados. Agora, com a construção finalizada, o espaço permitirá mais conforto e agilidade no atendimento.
A expectativa é grande. A ampliação possibilita a separação do Pronto Socorro – para casos mais urgentes – do Pronto Atendimento – para pacientes menos graves. Além disso, com a projeção de um fluxo melhor organizado, corredores amplos e salas próximas, a logística do espaço foi priorizada, culminando na possibilidade de um atendimento mais rápido, sobretudo aos casos de maior urgência. Aos olhos menos atentos, pode parecer quase insignificante o ganho de alguns segundos para passar de um espaço a outro.
Porém, na saúde, sobretudo em um Pronto Socorro, cada milésimo de segundo é valioso, e pode significar a diferença entre a vida e a morte. Por isso, garantir boas condições de trabalho às equipes, conforto e espaço de circulação de pessoal e equipamentos é valioso: pode salvar vidas que seriam perdidas sem a atenção a esses detalhes.