Lixo?

A caixa que chega pelo correio. A latinha de refrigerante. O pneu do carro. Cada vez, mais a definição da palavra lixo tem mudado. O que em outras épocas era facilmente deixado de lado, sem nada mais valer, agora é matéria-prima. Ainda bem. O planeta não suporta mais tanto descarte de materiais, ocupando espaço e poluindo o meio ambiente.
Há muito que lixo é sinônimo de renda e sobrevivência para famílias inteiras. O fruto da coleta diária pelas ruas, além de ajudar a manter a cidade mais limpa, é separado, vendido e reutilizado. É alumínio, papel, plástico e uma gama de outros materiais que deixam de poluir o Meio Ambiente. Mas e se, além disso, ele ainda embelezar e ajudar no aprendizado?
No exemplo trazido hoje pelo Ibiá, os alunos do Colégio Estadual A.J. Renner agora têm um Jardim Sensorial feito, entre outros materiais, com pneus. É lixo transformado em algo útil e bonito. Essa ação pode servir de exemplo a muitas outras escolas, para qualquer empresa ou, ainda, em casa mesmo. Afinal, será mesmo que no conteúdo dos sacos de lixo descartados diariamente em sua casa nada é aproveitável? Gerar menos lixo e aproveitar melhor os resíduos é um desafio para cada cidadão ou não haverá planeta habitável por muito mais tempo.

Últimas Notícias

Destaques