Informação pode salvar vidas

O mês de outubro é dedicado à conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O objetivo é difundir informações basilares para que as mulheres busquem acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, a fim de mitigar os efeitos da doença. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e com grande chance de afetar outros órgãos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Um dado bastante preocupante é o fato de a doença ocupar a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Mas a boa notícia é que, com o cuidado precoce, a probabilidade de cura chega próximo dos 100%, o que faz desta campanha preventiva algo indispensável.

É importante estar atenta aos sintomas. Os sinais mais comuns são mamilo invertido, inchaço em parte da mama, pele com aspecto enrugado, secreção no mamilo, dor na mama ou mamilo, caroço na axila, inchaço em toda a mama e irritação na pele. Apesar de dividir opiniões, o autoexame é um método indicado por especialistas, até mesmo para o conhecimento sobre o próprio corpo. Afinal, se a mulher não se conhecer, dificilmente irá notar anomalias. Porém, o autoexame não é um diagnóstico, por isso, é imprescindível manter em dia as consultas e exames de rotina. Estar atenta aos sinais que o corpo dá e buscar ajuda médica assim que perceber alguma anormalidade são os primeiros passos para a garantia de que, se houver incidência do câncer, ele possa ser tratado de forma eficiente e com riscos reduzidos. O conhecimento pode salvar vidas e, para ser amplamente difundido, é fundamental que a sociedade toda se una em torno da campanha, com empresas, escolas, instituições públicas e cada um, individualmente, abraçando esta causa.

Últimas Notícias

Destaques