Quando a natureza deu sua resposta às agressões da humanidade, enviando ciclone extratropical e sequência de enchentes, as comunidades do Vale do Caí confirmaram que são fraternas. Essa ação veio em forma de doação de alimentos, vestuários e materiais de construção, e até mesmo com voluntariado para resgatar famílias ilhadas, sobretudo na primeira inundação de 2023, quando falharam os alertas dos serviços públicos. Em seguida chegou o Natal, e as ações solidárias voltaram a se multiplicar. Todavia, a fome é sentida o ano inteiro.
De forma alguma o engajamento nas emergências e em datas especiais será criticado. A intenção deste texto é semear a consciência do engajamento permanente, criando o hábito de apoiar causas humanas de sua comunidade. O exemplo está na página 7 desta edição, onde a reportagem revela as necessidades do Banco de Alimentos de Montenegro. Passados os dias de tormentas entre inverno e primavera, restaram as prateleiras do setor da Prefeitura com precariedade.
Neste caso não diz respeito à assistência social das famílias em vulnerabilidade, cadastradas e acompanhadas com periodicidade. O Banco é uma reserva justamente para atuar nas ocorrências inesperadas de catástrofes, que inclusive podem ser restritas a um núcleo familiar, como incêndio, por exemplo. Este é um abraço irmão em horas de maior desolação humana.
O fator que deve ser salientado é que o Banco de Alimentos recebe doações o ano todo, em quantidades variáveis de alimentos não perecíveis, especialmente itens específicos para crianças recém-nascidas. Eventualmente são realizadas campanhas junto a eventos, especialmente aqueles gratuitos, onde o engajamento não tem sido motivo de orgulho. Mas essa é uma oportunidade de ajudar sem precisar se deslocar em especial; bastando ficar atendo as divulgações do Município e dos veículos de imprensa.
Para ser mais preciso, existe uma série de iniciativas que permitem a solidariedade o ano todo, sempre com acesso facilitado. Então seria interessante pensar em algum mês que fuja dos feriados triviais para mobilizar sua comunidade, empresa, grupo de amigos, e arrecadar ao Banco de Alimentos. O efeito será um resgate da dignidade de cidadãos que se somarão aos coletivo, criando uma roda permanente de amor ao próximo.