É hora de participar mais da vida escolar

Hoje acontecem as eleições para diretores das escolas estaduais. Em todo o Rio Grande do Sul, alunos, professores e pais podem dar sua opinião sobre quem querem à frente da instituição onde as crianças e adolescentes estão passando boa parte de suas vidas.
Uma boa gestão pode fazer toda a diferença. E isso começa já na escola. A participação política deve ser instigada já desde a tenra idade e, demonstrar interesse em conhecer os candidatos à diretoria das instituições de ensino, opinar, votar e – posteriormente – cobrar ações, é uma belíssima forma de ensinar nossos jovens sobre o funcionamento de uma democracia.
Vale salientar que a participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos culmina com a melhora na aprendizagem, uma vez que o estudante sente-se valorizado e pertencente ao ambiente em que a família também está presente. Participar também é uma inteligente forma de educar.
Por outro lado, é importante também haver interesse dos agentes de educação em assumir a responsabilidade que é estar à frente de estabelecimentos que ajudam a formar os cidadãos do futuro. As poucas chapas inscritas nos processos mostram que estar à testa das escolas pode representar, aos profissionais, muito mais ônus do que bônus.
Mas é a educação dos nossos jovens que está em jogo. A bagagem não pode sobrar apenas para um dos lados. Se todos carregarmos juntos as responsabilidades e assumirmos nosso papel sobre esse processo, com certeza será uma experiência mais enriquecedora para os alunos, onde todos têm a ganhar.

Últimas Notícias

Destaques