Cuidem de seus cães

A edição de hoje traz matéria a respeito de cães que, na rua, estariam atacando pessoas e causando lesões, principalmente na área central da cidade. Alguns montenegrinos já sofreram mordidas dos animais. Alguns deles podem, inclusive, ter tutores que os largam pelas ruas. Uma situação triste para os animais e também para os humanos, que terá de ser resolvidas pelas autoridades.

Mas, este fato específico, faz pensar em outro, também perigoso, e infelizmente nada incomum. Há pelas ruas uma quantidade considerável de animais abandonados. Muitos passando frio e fome, sem ter abrigo nestes dias gelados. Outros recebem atenção, mesmo sem ter um tutor. Há pelas praças da cidade e em muitas ruas o que é chamado popularmente de “cães comunitários”. Alguém lhe deixa um pote de comida, outro lhe água. Há casinhas improvisadas que lhes permite dormir com maior proteção e conforto. E aqui cabe também ressaltar o trabalho das ONGs que, de forma voluntária, dão comida, abrigo e castram esses animais, além de buscarem possíveis adotantes, na esperança de garantir um pouco de bem estar aos bichos.

Os problemas começam a surgir quando alguém precisa se responsabilizar pelo animal. Pode ser no caso dele necessitar de um atendimento médico. Quem assume o custo? Em alguns casos, há organização de vaquinhas para divisão do valor, mas, em outros, ninguém assume e o cão (ou gato) que aparentemente tem vários tutores, na prática, fica sem nenhum. O mesmo ocorre no caso deste animal morder alguém. Quem se responsabiliza?

É ótimo ter um animalzinho para afagar, para fazer companhia e dividir esses dias frios que estão fazendo. Mas, junto das alegrias, vem as responsabilidades que o dono – ou tutor – tem com o pet. Dar vacinas, levar periodicamente ao veterinário, zelar pela alimentação e conforto são alguns dos cuidados necessários. E, no caso de animais de temperamento mais agressivo, medidas de segurança para evitar que eles possam ferir alguém. Obviamente, se não é possível adotar o animal de forma completa e o levar para casa, é preferível lhe oferecer algum suporte, mesmo na rua, que lhe deixar em completo abandono. Mas é necessário responsabilizar-se pelo pet. Cuidem de seus cães. De forma completa. Porque ser tutor vai além de fazer afagos e oferecer alimento.

Últimas Notícias

Destaques