Mais uma vez prova-se, em Montenegro, que é possível solucionar problemas e ajudar a cidade a melhorar se o esforço for conjunto. Setores público e privado, trabalhando juntos, conseguem forças para mover montanhas. Alguns exemplos já foram anteriormente verificados, como no caso dos banheiros do Centenário, reformados através de parceria com o supermercado Mombach, em contrapartida a incentivos fiscais. Deu muito certo. Na edição de hoje, o Ibiá apresenta dois exemplos em que a interferência do privado nos locais públicos é bem-vinda: a reparação da estátua de São João, no Morro, e a reforma da escola Bernardino Luis de Souza, em Porto Garibaldi.
No primeiro caso, os pés da imagem foram vandalizados e ficaram com as ferragens expostas, tendo, inclusive, risco de queda da estátua. A restauração foi custeada pela Idealize Produções, que promove a festa de São João do Montenegro. Essa foi uma doação importante, vista a relevância da imagem para a cidade e o simbolismo da mesma para a festa. Um ato que, certamente, inspirou-se nas já propostas parcerias anteriormente realizadas entre prefeitura e setor privado. O outro caso, a reforma da instituição de ensino do interior foi promovida pela Polo Films, através de iniciativa do braço social da empresa. Por lá foram construídas nova sala e banheiro, além de reparos e instalação de câmeras e computadores.
As duas situações têm algo em comum e que merece ser ressaltado: através dessas iniciativas, o Município poupou recursos que podem ser investidos em outras prioridades, e as empresas marcam seu espaço em Montenegro, escrevendo seus nomes na história da cidade. Essas ações – que merecem ser copiadas cada vez mais – certamente não ocorreriam se outras tantas iniciativas não as tivessem precedido.
Que continuem a ser incentivadas as atitudes que fazem daqui um lugar melhor. Assim a cidade se abraça e cresce!