Por definição, o agente de saúde é o profissional responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas. Na prática, eles são muito mais do que isso. Quem tem um que visita sua casa sabe muito bem disso. Sim, eles alertam para a data de tomar vacinas, auxiliam para a retirada de um remédio, acompanham saúde das grávidas, lactantes, idosos, crianças e adolescentes, além de grupos em vulnerabilidade. Mas, acima de tudo isso, eles criam um relacionamento com as famílias. E isso faz toda a diferença.
A figura do agente de saúde sempre foi importante, sobretudo às comunidades afastadas do Centro, às do interior ou de cidades menores, sem o mesmo acesso aos hospitais e clínicas médicas. Muitas vezes, é este profissional quem percebe que algo pode estar errado com a condição física de alguém da família e numa indicação – quase um conselho – para a busca por um especialista pode acabar por salvar uma vida.
Durante a pandemia, muito se falou – com toda a justiça – dos médicos e enfermeiros, tão importantes no atendimento aos pacientes. Mas há de se fazer justiça e reconhecer o valioso papel dos agentes de saúde neste processo, que já se encaminha para completar dois anos. Em tempos de Covid-19, agentes de saúde passaram orientações sobre o uso de máscaras e higienização das mãos e alertaram para a necessidade da testagem. Quando algum caso era confirmado na família, prestavam importante auxílio e orientação para o isolamento, para que a Covid-19 não avançasse na comunidade. E, quando a vacinação teve início, informavam cada família sobre a atualização das idades que podiam se proteger e quais os imunizantes disponíveis. É o chamado “trabalho de formiguinha”, diário, praticamente de cidadão em cidadão, mas que faz toda a diferença aos cidadãos.
Por toda a dedicação que têm e, também, pela proximidade com as famílias de suas áreas de atuação, os agentes de saúde merecem ser reconhecidos. Isso significa, sim, ser valorizados pelo poder público, para terem condições de cumprir bem suas funções. Mas, acima de tudo, significa ser valorizados pelas famílias. Você, que é morador de área atendida por este profissional, já pensou nisso? É possível que você nem perceba, mas, ele é tão importante para a sua família que, de certa forma, já faz parte dela.