Azul é a cor da vida

Nenhum medo deve ser sobreposto à Saúde. Logicamente, é fato que a saúde mental também pede cuidados e deve ser considerada no caso de um homem que prefere correr o risco de ver sua vida destruída pelo câncer de próstata, do que passar por um exame de toque retal. A sexualidade ou a virilidade, não será afetada por uma atitude, que tem relação com a busca da prevenção através de um profissional.

Os meses representados por cores são para salientar um determinado cuidado físico ou mental. Mas não representam um período limite para buscar a prevenção. A ideia é conscientizar sobre a precaução como rotina, a qualquer momento, ao longo do ano. E se o diagnóstico for positivo para o câncer, o melhor é que seja detectado o mais cedo possível.

O Novembro Azul é especialmente voltado aos homens, considerando inclusive sua postura de procurar um médico somente quando uma moléstia qualquer já tiver se transformado em um problema sério. Homens vão para o médico se arrastando. Todavia, no caso do câncer de próstata, esse jeito “machão” pode ter esgotado as chances de cura.

São 20 segundos que lhe trarão a alegria de uma vida longa, com saúde, a lado das pessoas que ama e fazendo o que quiser. Considere também as sequelas que a doença imputam ao ser humano. Vale a pena este risco? Quando a dor da enfermidade chegar, já não importará virilidade alguma. Ela dói na carne sem fazer distinção, e as lágrimas – suas e de todos que te amam – vão rolar sem que possam ser contidas pela força física.

A Ciência tem avançado para nosso conforto, e é pouco inteligente não aproveitar tudo que é oferecido para garantir a felicidade. Exatamente! O Novembro Azul – e todas as demais campanhas mensais – tem a ver com a vida, e não com a morte. O objetivo é proporcionar a plenitude sem limites, mas com sorrisos.

Últimas Notícias

Destaques