Poucas pessoas têm na vida a chance de entrar numa UTI Neonatal e sentir a energia que existe lá dentro, ligando pais e filhos. Alguns por escolha profissional; outros devido ao seu bebê ter nascido antes do tempo ou com algum problema de saúde. Nós, profissionais da imprensa, às vezes temos essa oportunidade também. E ela é riquíssima em sentimentos. Há amor, é claro. Tem muito medo também. Ali existe muito sofrimento, ansiedade. Às vezes, pitadas de culpa. Mas, sobretudo, há vontade de vencer, de superar o momento de dor e ter a chance de viver.
No próximo dia 17, festeja-se o Dia Mundial da Prematuridade, data importante também para a reflexão. Não desejamos que nenhuma criança precise de uma incubadora para sobreviver. Mas as que necessitarem devem ser tratadas com todo o respeito e atenção, seja em hospital público ou particular. No que diz respeito ao Sistema Único de Saúde (SUS), as vagas são gerenciadas através de uma Central de Leitos do Estado, que organiza a demanda por UTI Neo e por vezes compra vagas na rede privada.
Neste final de semana, o Hospital Unimed Vale do Caí realizou a segunda edição do Encontro de Prematuros da UTI Neonatal do HUVC. A unidade, reaberta no início de 2016, já recebeu dezenas de bebês. A maior parte do Vale do Caí, mas também vindos de lugares bem mais distantes. Aqui encontraram espaço ideal e equipe qualificada, além do acolhimento necessário num momento de grande angústia. Nenhuma mãe deseja passar os primeiros dias de vida de seu bebê tendo que vê-lo cercado por equipamentos e dentro de uma incubadora.
Mas quando a vida impõe um desafio deste tipo, faz toda a diferença ser acolhido da maneira correta e saber que todo o possível está sendo feito por aquela criança que chegou antes da hora e na qual os pais depositam tanta esperança. Que venham muitas edições do Encontro de Prematuros e que, a cada ano, tenhamos mais histórias de superação e vitórias para narrar. A dedicação que esses pais demonstram pelos filhos e a vontade das crianças em ultrapassar tantas dificuldades merece os belos resultados obtidos.