7 de setembro

Em 7 de setembro de 1822 foi declarada a Independência do Brasil do Império Português. É, portanto, uma importante data para esta Nação e, por consequência, para os brasileiros. Por mais que, infelizmente, para alguns esta data e tantas outras sejam encaradas simplesmente como uma folga no trabalho e nos estudos, é bom lembrar que os feriados existem por duas razões. Eles servem para manter fatos ou pessoas relevantes na memória da população e, também, num incentivo de reflexão a respeito da data e todo o seu contexto.

Nós brasileiros vivemos um período turbulento, em que até mesmo o festejo de uma data cívica parece levantar questionamentos. O Brasil não é de uns nem de outros. A bandeira brasileira jamais poderá representar apenas uma parcela dos brasileiros. Nossos símbolos são exatamente isso: nossos. De cada um dos brasileiros. E enquanto travamos uma guerra no campo ideológico, é o povo desta Nação que sofre.

Neste 7 de setembro é válido questionarmos o que nós brasileiros estamos fazendo pela nossa pátria e pelos nossos irmãos. Somos todos filhos dessa terra e, apesar de pensarmos diferente nos mais diversos temas, queremos o mesmo para o Brasil. Queremos ser uma Nação respeitada. Queremos nosso povo bem alimentado e com trabalho à disposição. Queremos acesso à educação, cultura e lazer. Lutamos para que o saneamento básico chegue a todas às casas e não apenas aquelas localizadas nos bairros ricos. Queremos que respeitem nossas matas e rios, porque sem eles não haverá vida. Precisamos de segurança pública e de justiça, de verdade e no tempo certo. E buscamos, pela valorização dos que lutam por tudo isso.

Individualmente, cada brasileiro tem uma responsabilidade com esta Pátria. E ela não precisa necessariamente estar vinculada a grandes ações. É mais provável que você tenha condições de cuidar do seu País e honrar o título de “brasileiro” fazendo algo de positivo pela sua comunidade. Como você está ajudando a cuidar da natureza que nos cerca? No difícil momento que vivemos, você estendeu a mão para os demais? Às vezes, é uma doação de alimentos. Em outras, é a indicação para uma vaga de emprego. Quem tem filhos, está acompanhado de perto seu desempenho na escola? Cumprir as próprias responsabilidades também é uma forma de ser patriota.

Últimas Notícias

Destaques