Ao longo de nossas vidas temos problemas e situações… Estes sempre farão parte da nossa existência, nos mostram que estamos vivos. Os problemas são coisas que devemos resolver, que nos deixam aflitos. Às vezes, não encontramos a solução ou soluções para eles, o que pode nos causa frustrações, tristezas, noites mal dormidas, etc. Mas a vida sem problemas não teria sentido, não teríamos a satisfação, a alegria, a sensação de realização, não conheceríamos nossa força interior, nossa determinação quando encontramos a resposta, a cura, a solução. Problemas são para serem pensados, repensados, avaliados, reavaliados, exigem esforços de nós na busca da solução e consequentemente sua eliminação.
Alguns problemas são causados por nós, outros independem. Quando surgem vários problemas na nossa vida, ao mesmo tempo, eles devem ser avaliados, priorizados e resolvidos um por um, um de cada vez. Às vezes, a solução de um deles está ali, perto de nós, e não vemos porque nos tornamos cegos, sem forças, incapazes de ver.
Já situações são momentos que vivenciamos, assim como vêm, vão; são dinâmicas, eventuais, passageiras, dependem mais da nossa fé, da nossa força, esforço e determinação. As situações precisam ser superadas. Assim como a vida, elas não são eternas. Existem, também, as situações boas, as que nos tornam felizes. Estas precisam ser cultivadas, preservadas e valorizadas para que não sejam passageiras, efêmeras.
O ser humano comete erros de avaliação, não valoriza as coisas importantes na sua vida, só quando as perde é que sente sua importância e a contribuição delas na sua felicidade e satisfação.Muitas vezes, os problemas causam situações e vice- versa, em outras andam juntos. O homem, na sua individualidade egoista, pode ser um problema, criar um, ou ainda proporcionar situações boas ou ruins para si e/ou outro ser vivente. Os problemas nos testam, nos tornam fortes, capazes e as situações constroem nossa história.
Um exemplo é a morte de um ente querido, a perda dele é um problema para o qual jamais encontraremos a solução ou resposta, a não ser para alguns, pela crença e fé. O luto é uma situação que precisamos viver, o lamento, a saudade. No momento em que terminamos o luto e o superamos, esta situação foi vivida, mas não esquecida.
Luis Fernando Quaresma
Comissário de Polícia Civil