Viver ou existir? – João10.10-11

O que você prefere: existir ou viver? Para muitas pessoas existir e viver são no fundo a mesma coisa, mas na verdade não são. Disse o escritor e poeta britânico Oscar Wilde: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.Existir cumpre a trajetória biológica de preencher a lacuna entre o nascer e o morrer. E neste tempo a nós concedido segue-se a rotina: acordar, levantar, tomar café, estudar, trabalhar o dia todo e dormir. O problema está quando minha vida se resume só nisso, quando nada de diferente se faz, quando não me permito abrir ao diferente e tampouco, refletir se o que está à disposição é realmente benéfico para mim.Isso acontece com a maioria das pessoas. Passam-se semanas, meses, anos e elas estão ali, da mesma forma, apenas existindo…
Já o viver está relacionado com a intensidade e valores que você vai abraçar para construir a tua história durante o tempo de vida. Tem a ver com a tua resposta para a pergunta: qual o sentido da vida? A história “O velho e o mar” nos faz refletir sobre qual sentido queremos para nossa vida. Fala de um velho pescador que quer provar aos pescadores mais jovens que ele é muito bom. Promete que vai pescar o maior peixe. Vai ao mar, quase morre, consegue um enorme peixe, mas não tem como colocá-lo no barco. Então ele amarra o peixe ao barco e retorna à praia cheio de si, sem se dar conta que o peixe está sendo devorado por predadores. Ao chegar faceiro, vai mostrar seu troféu e encontra apenas o esqueleto do que momentos atrás era o maior peixe. Toda satisfação e auto realização que o preencheu, logo o esvaziou. Ele ficou desolado! Esta história nos ajuda refletir no que damos sentido à vida. Se buscarmos sentidos humanos, vazios, nos iludimos e machucamos. Quem sabe teremos sequelas emocionais e físicas para o resto da vida.
Você se iludiu com algo ou alguém que te fez perder o sentido da vida? Falar em viver, é falar do significado conferido ao tempo. Falamos exatamente daquele hífen que há de separar as duas datas que constarão em nossa lápide, que representa nossa “linha da vida”, o tempo entre o nascer e o morrer.Viver de verdade, com maturidade, sabedoria, responsabilidade transforma cada momento, aproveita cada segundo, cada pessoa. Muitas pessoas acreditam que viver seja apenas buscar momentos radicais e de adrenalina, ou uma vida sexual desregrada e sem compromissos, ou no êxtase das drogas, álcool e outros vícios. Várias pessoas se consideram autossuficientes, pensam estar vivendo bem desta forma, mas na verdade estão se alienando, fugindo da realidade e sem perceber, acabam se autodestruindo.
Esta é a realidade humana caída, corrompida pelo pecado. No Advento lembramos que em meio a ela Jesus veio. E neste mundo do qual suas consequências apontam para a morte, Jesus afirmou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10). Mas o que é afinal viver? Esta vida em abundância não quer dizer uma vida boa enquanto existimos. Não significa dinheiro, bens, conquistas, conforto, status social, nem mesa farta do bom e do melhor, ou roupas e calçados de grifes… Ter vida abundante é desfrutar da comunhão com Deus através da obra redentora de Cristo. É ser salvo mediante a graça e pela fé. Deus pode até conceder bênçãos materiais ao seu povo se assim Ele quiser, mas jamais podemos dizer que esse é o propósito do Evangelho ou o tipo de vida abundante que Cristo oferece.
Jesus se compara a um Bom Pastor e compara seus seguidores a ovelhas, que conhecem sua voz e não seguem estranhos.Se você se considera cristão, então siga somente a Cristo e sua voz revelada nas Escrituras, e não a outras vozes de falsos mestres e apóstolos, doutrinas contrárias ao Evangelho ou ideologias humanas. Não siga vozes falsas de crendices sem sentido; não busque ou acredite em amuletos, simpatias, horóscopos, banhos de cheiro ou de sal. Mas, se de fato pertence ao rebanho de Cristo, você se entrega ao Bom Pastor, você escuta seu chamado, obedece, confia tua vida a Ele. E assim, você viverá com sentido e não apenas existirá.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Neste domingo nosso culto será apenas presencial, às 10h. Atendimentos e contribuições na secretariaàs segundas-feiras das 13h30 às 17h30 e de terça à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Campanha de fraldas tamanho RN organizada por nosso Grupo Diaconal Mãos que Servem. Traga mantimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para cestas básicas que serão doadas.

Últimas Notícias

Destaques