Prezado irmão! Prezada irmã!
“Honra o teu pai e a tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” (Êxodo 20.12)
As vezes, o mandamento de honrar pai e mãe é recebido com certa resistência. Isso acontece especialmente nas fases mais “rebeldes” na vida. Porém não é por acaso que essa ordem tem uma promessa diretamente vinculada: vida longa na terra.
O versículo bíblico acima elabora a lei divina. Percebemos que está ligada a sabedoria do Rei Salomão no livro de Provérbios. Ser sábio inclui dar atenção também a esse mandamento. Entendemos isso melhor quando lembramos o contexto em que ele foi dado no livro de Êxodo. Os primeiros a receberem os Dez Mandamentos foram os israelitas que Deus tinha tirado do Egito, e eles precisavam aprender, desde o princípio, que um relacionamento saudável com o Senhor implica também relações familiares saudáveis, o que incluía o cuidado com os idosos.
Deus coloca no horizonte deles também os filhos. Se eles se comprometessem a ensinar esses mandamentos a seus filhos, teriam descendentes sábios, que igualmente viveriam de acordo com a vontade de Deus. Seriam pessoas que saberiam evitar o assassinato, o adultério, o roubo, a mentira, a cobiça, etc. Experimentariam a dádiva da vida longa, e não a tragédia de uma existência interrompida precocemente devido a desobediência. Poderiam assim beneficiar muitas gerações depois deles, em vez de deixar problemas e maus exemplos para filhos, netos ou bisnetos.
Em Provérbios 23.22-25 lemos as preciosas palavras: “Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê a sua mãe esse prazer.”
Por isso, essa dica é especial para todos nós que somos filhos e filhas. Escute o pai, não despreze a mãe. Eles ficarão felizes em ver sabedoria em você. Dá-lhes essa alegria. Obviamente isso não é algo natural ao ser humano. Mas em Provérbios 1.17 temos a chave principal para a sabedoria: temer o Senhor. Saber que nossa vida está diante de Deus e depende totalmente dele. Sem isso, podemos até cumprir a lei de honrar os pais, mas essa experiência será muito mais rica com a ajuda do Senhor.
Honrar os pais não é uma lei ultrapassada, mas sinal de sabedoria e respeito a Deus.
Hoje é um ótimo dia para pensar e tomar atitudes quanto a este assunto!
Um abraço.
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 18.02
18:00h: Diálogo Batismal para pais, padrinhos madrinhas.
Dia 19.02
9:00h: Culto com Batismo – Último Domingo após Epifania
Dia 22.02
Manhã: Plantão Pastoral. Início da Quaresma; 16:00h: Celebração no Hospital Montenegro pelos seus 92 anos; 19:30h: Reunião organizacional da celebração pelo Dia Mundial de Oração em Campo do Meio (OASE).
Dia 23.02
18:30h: Reunião do Conselho do Centro Tecnológico Progresso (CTP)
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro