Um Pai fiel a Deus–Genesis 22.1-13

Com este texto, convido você que é pai, a refletir sobre a paternidade. A história nos apresenta um pai temente a Deus, que é provado naquilo que ele mais amava. Abraão sonhou em ter um filho com sua esposa, mas ela era estéril. Somente quando são idosos, Deus lhes concedeu esta graça. Uma história intrigante, pois o mesmo Deus que presenteou a Abraão e Sara com o tão desejado filho, agora quer tomá-lo de volta.
Coloque-se na pele deste pai. Deus chega a você e lhe pede que, como prova de sua fidelidade, você sacrifique seu filho. Pela sua sensação já podes imaginar o que Abraão sentiu naquele momento. Conflitos internos, sentimentos se mesclando e a dor por ter que ser o assassino de seu filho. Estava passando a mais profunda das provações, a emoção mais dolorosa de sua vida.
O que levou Deus a tirar de Abraão este filho? Você teria coragem de amarrar o filho/a que você ama, deitá-lo numa mesa e com uma faca, sacrificá-lo? Infelizmente neste mundo mal, existem pais e mães que matam seus filhos. O que moveu Abraão a seguir esta ordem de Deus? Confiança no Senhor ou loucura deste pai? O texto mostra um homem disposto a fazer aquilo que Deus esperava dele, mesmo que lhe doesse tanto.
Abraão está com a faca na mão e acaba de erguer o braço para matar seu filho. Na hora H ele foi proibido de tocar no menino. Que alívio! No v. 8, Abraão havia respondido ao filho que Deus haveria de prover o carneiro… Assim como Deus proveu o sacrifício para o lugar de Isaque, Ele o fez para toda humanidade. O Pai do céu proveu o Cordeiro Santo e imaculado, seu único Filho, para ser sacrificado em nosso lugar. Por esta razão, de ninguém é mais exigido sacrifícios, Deus já nos proveu uma solução: fomos comprados e libertados de sacrifícios e obras que nos garantem o reconhecimento e o perdão diante dEle.
No texto vemos a fidelidade de Deus a quem lhe é fiel e obedece suas orientações, transformando situações e mostrando que a consequência da obediência pode ser diferente do que imaginamos. A história inicia com Deus chamando Abraão e este respondendo: “Eis-me aqui”. Esta expressão vem do hebraico hineni e significa uma disposição incondicional. Abraão se prontifica a servir a Deus antes mesmo de saber o que o Senhor queria dele ou iria lhe pedir. Este pai, se coloca totalmente à disposição de seu Deus.
Deus também chama você e eu, pais cristãos. Nos confia a grande tarefa de educar nossos filhos/as na fé. Não educa-los para o mundo, pois este jaz no pecado, mas educa-los para a vida (aqui e eterna).Quando Deus lhe chama, você responde como Abraão “eis-me aqui”? Com a mesma disposição incondicional? Ou você responde: olha Deus, primeiro me diz, para ver o que estou disposto a fazer? O texto enfatiza a obediência e renúncia de tudo que se coloca entre você e teu convívio com Deus. O que está entre você e Deus? Qual modelo de paternidade você segue? O modelo condizente com o que Deus quer, você somente encontrará nEle. Por isso Ele te chama e espera como resposta o teu sincero “eis-me aqui”.Abraão seguiu no caminho da confiança e da obediência a Deus e experimentou a providência divina. Esse é o caminho que você e eu somos chamados a seguir. Deus proverá nossas necessidades!
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultos ao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Até 30 de agosto, continuam suspensas as atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria podem são de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção. Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Estaremos vendendo delicioso galeto (delivery) dia 5 de setembro. Valor 20,00. Cartões na secretaria, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30min às 17h30min.
Continuamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal. Traga sua doação.

Últimas Notícias

Destaques