No livro do profeta Zacarias 9.9, lemos: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga”.
Sobre esta passagem, Martin Lutero escreveu: “Será, decerto, um rei, mas um rei pobre, miserável, sem nenhuma aparência de rei, se quisermos considerar a pompa externa que os reis e príncipes do mundo exibem perante o mundo. Pompa, castelos, prédios, dinheiro e bens, ele os deixa aos outros reis e permite que comam, bebam, vistam-se e construam melhor que outra gente. No entanto, não são capazes de realizar a proeza da qual é capaz esse rei mendigo, Jesus Cristo: ele não ajuda contra um pecado só, mas contra todos os pecados; ele não somente remedeia o meu pecado, mas o pecado do mundo inteiro. É isto que o profeta diz à filha de Sião: que não se escandalize com seu futuro miserável; que feche os olhos e abra os ouvidos, para que não veja a humildade de seu andar, mas ouça o que se diz e prega a respeito desse rei-mendigo. Sua pobreza e miséria são visíveis no fato de montar num burro, sem arreios e esporas, como um mendigo. No entanto, que seja capaz de livrar-nos do pecado, de trucidar a morte, de dar santidade eterna, isso não se vê. Por isso é precioso ouvi-lo e crer nisso”.
Estimado leitor, estamos no início do ano litúrgico da Igreja cristã, no chamado Tempo de Advento, palavra latina que significa “vinda”, “chegada”. As leituras bíblicas desta época, nos lembram as coisas últimas, a vinda de Cristo para julgar vivos e mortos, conforme confessamos no Credo Apostólico, e de seu reinado eterno. Os quatro domingos de Advento que antecedem o Natal, tem como propósito nos mover a introspecção, ou seja, olharmos para nós mesmos e refletirmos em como está nossa vida a partir dos mandamentos e ensinamentos do Senhor, de reconhecermos erros, pecados, de pedir perdão, de reconciliar e sobretudo, de nos prepararmos para a vinda do Senhor que poderá ser a qualquer momento, sem aviso prévio. Olhe para dentro de si, pergunte-se: “Como está minha vida?”, “Como está minha comunhão com Deus?”, “Se Cristo voltasse hoje, eu estaria preparado?”. Que Deus abençoe este teu tempo de avaliação e conversão pessoal.
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
– Quarta, dia 5/12, 20h, Encontro de Família no Paquete, na residência do Casal Albano e Roseli
Kussler.
– Quinta, dia 6/12, 20h, Culto do 9º ano do Colégio Sinodal Progresso;
– Sábado, dia 08/12, às 14h, Diálogo Pré Matrimonial, 17h, Diálogo Pré-Batismal;
– Domingo, dia 9/12, às 9 horas, Culto com Sacramento do Batismo, e apresentação da Orquestra Louvai Tocando de Brochier.
– Já estão disponíveis o devocionário Castelo Forte e as Senhas Diárias, interessados entrar em contato com a secretaria da Comunidade.
– Solicitamos aos membros da Comunidade atualizarem seu endereço e contato junto a Secretaria.
-A Comunidade solicita aos membros que, antes de convidarem padrinhos e madrinhas para Batismo ou antes de marcarem serviços para casamento, façam contato com a secretaria para as devidas orientações de acordo com os nossos regulamentos.