O apóstolo Paulo escreveu em Timóteo 3.16: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: aquele que foi manifestado na carne, foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, criado no mundo, recebido na glória”.
Sobre esta passagem, Martin Lutero escreveu: “Ah, que coisa estranha que o Deus único, o Deus majestoso, se faça gente, que aqui Criador e criatura estejam juntos numa só pessoa. Diante disso, a nossa razão esperneia com toda a força. Aqui não têm vez as boas ideias que fazem com que nossa razão se alce até os céus em busca do Deus majestoso e investigue como ele governa no céu, etc. O alvo é colocado aqui embaixo para que, dos quatro cantos do mundo, eu vá correndo a Belém, àquela estrebaria onde o menino está deitado na manjedoura ou no colo de Maria. Quer dizer: a razão humana fica bastante abafada.
Não procure investigar aquilo que é elevado demais para você. Mas, aqui, a coisa vem até diante de nossos olhos, assim que posso ver a criancinha no colo da mãe. Ali jaz uma pessoa que nasceu como outra criança qualquer, vive como outra criança qualquer e se apresenta, se comporta e trabalha como outra pessoa qualquer. Assim que ninguém jamais poderia ter imaginado que essa criatura é o próprio Criador. Onde estão os sábios que poderiam ter imaginado uma coisa dessas? Na verdade, a razão tem de entregar os pontos, reconhecer sua cegueira, sua pretensão de subir ao céu e investigar as coisas de Deus, não sendo, porém, capaz de perceber o que está diante de seus olhos”.
Estimado leitor, a cada ano, o Natal se torna mais comercial, distanciando-se de sua essência. Na noite de anteontem e também em todo dia de ontem, certamente, muitos valores humanos se sobrepuseram a razão do Natal: o nascimento de Jesus, o Criador se fazendo gente como a gente e, com isso, a eternidade tocando a humanidade. A cada ano, a criatura se sobressai ao Criador, quando você pergunta à crianças: O que é o Natal para vocês? E elas respondem: – É a festa do papai Noel! Precisamos, enquanto pessoas cristãs, resgatar o grande mistério da piedade divina: O Criador veio a este mundo perdido e marcado pelo pecado para nos reconciliar consigo e nos oferecer sua nova e eterna aliança. Unicamente por meio dela, temos acesso à coroa da vida!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Segunda, dia 31/12, 19h, Culto de gratidão por 2018, com Celebração da Santa Ceia.
-Ainda temos algumas unidades do devocionário Castelo Forte 2019. Interessados, entrar em contato com a secretaria da Comunidade.
– Solicitamos aos membros da Comunidade atualizarem seu endereço e contato junto a Secretaria.
-A Comunidade solicita aos membros que, antes de convidarem padrinhos e madrinhas para Batismo ou antes de marcarem serviços para casamento, façam contato com a secretaria para as devidas orientações de acordo com os nossos regulamentos.