Sentimentos!

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João14.6). Amigos e amigas! Compartilho a mensagem a seguir objetivando ajudar-te em tua caminhada de vida. Boa leitura:

“Inicialmente, vamos perguntar o que entendemos por sentimentos. Serão sentimentos de alegria ou de tristeza? Quando alguém falece, seguidamente ouvimos pessoas dizerem: ‘Meus sentimentos’. Ouvimos pessoas dizerem que têm sentimento de tristeza, sentimento de dor ou medo… enfim, são tantos. Raramente ouvimos as pessoas dizerem que têm sentimentos de alegria ou gratidão.

Certa vez, uma jovem passou por uma grande decepção e resolveu isolar-se de tudo e de todos. Ela pensava que desse jeito resolveria a questão.

Passou dias horríveis, pesavam sobre ela sentimentos de culpa e profunda dor. Com o passar do tempo, ela percebeu que a solidão tomava conta de sua vida e, se continuasse isolada, não conseguiria superar nem resolver a questão que tanto a atormentava. Então resolveu voltar, mas ainda carregava consigo uma angústia, pois não sabia como as pessoas reagiriam ao vê-la voltando. O medo e a insegurança era só dela; as pessoas já estavam por demais ocupadas com outras coisas. Então ela pode perceber de como o mundo é individualista e o que mais faltava era compreensão e acolhimento.

Quando nos deparamos com pessoas que estão tristes, devemos ser solidários e não apenas fazer de conta que sentimos dor. Dizer que sentimos com pesar a dor dos outros é se colocar ao lado, mesmo sem entender, mesmo sem falar nada, apenas ouvir a sua dor em silêncio. Nem sempre as palavras resumem a dor de outros. Sentimentos de tristeza requerem compreensão, solidariedade e afeto. Por outro lado, quando nos deparamos com sentimentos de satisfação e alegria, então, sim, podemos rir, aplaudir e compartilhar. Mas que também sejam sinceros.

Aquela jovem que resolveu se isolar de tudo percebeu que nós humanos dependemos uns dos outros, de ajuda mútua. A vida, às vezes, já é amarga por si só. O individualismo traz-nos amargura e solidão. Mas a solidariedade aproxima. E Deus acompanha-nos em todos os momentos, bons e ruins. Que possamos olhar para a vida com gratidão e com esperança. Que possamos entender que, na dificuldade, Deus está do nosso lado para nos amparar. (Devocinário Semente de Esperança/2017).
P. Cleber Fontinele Lima

Programação Paróquia
– Ouça o Programa Mensagem do Dia, pela Rádio América AM 1270, de segunda a sábado, às 11:50h;
– 22.03 – quarta: Manhã: Plantão Pastoral; 16h- OASE Sto. Antônio; 19h45 – Reu. da Equipe de Liturgia;
– 23.03 – quinta: 19h30 – Ensaio do Coral;
– 25.03– sábado: 14h – Ensino Confirmatório do 1º ano; 15h30 – JEMON; 17h – Culto no Sto. Antônio;
– 26.03 – domingo: 9h – Culto no centro com oração pelas famílias enlutadas;
– 27.03 – segunda: 19h – Reu. do Conselho Escolar do Colégio Sinodal Progresso;
– 28.03 – terça: 16h – Celebração Ecumênica no HM.
-29.03 – Manhã e tarde: Plantão pastoral; 18h – Ensino Confirmatório do 2º ano.

Últimas Notícias

Destaques