No próximo dia 31, celebraremos 507 anos da Reforma Luterana. No tempo de Lutero, as pessoas tinham muito medo de Deus. Deus era visto como alguém vingativo que castigava quem ficasse em débito e recompensava quem lhe agradava. A grande pergunta de Lutero e de tantas pessoas era: o que posso fazer para agradar a Deus?
As pessoas desfaziam-se de bens para comprar de corretores religiosos a garantia de acesso ao céu, por meio de letras de câmbio, na época designadas de indulgências. Esses corretores da fé abusavam do medo, da credulidade de cristãos e eram representados por um cristianismo que monetarizava a fé. Enquanto isso, o verdadeiro Evangelho ficava de lado. Nesse sistema as pessoas não precisavam de arrependimento ou transformação do coração, mas apenas comprar indulgências para si ou seus falecidos. Dizia-se: “quando o dinheiro retine na caixinha a alma salta do purgatório para o céu.”
Diante disso, Lutero promoveu reflexões para esclarecer as pessoas que as indulgências não podiam eliminar a necessidade de arrependimento e de frutos de uma fé ativa no amor.Inspirado pela Palavra de Deus,Lutero trouxe a tona a verdade deque a salvação acontece por pura graça de Deus, mediante a fé (Rm 1.17).Aquela imagem do Deus-Juiz, cedeu espaço ao Deus da graça e do amor, que acolhe, ampara e sustenta. O medo cedeu espaço a confiança.
No estudo da bíblia Lutero descobriu seu centro: Jesus Cristo. E, chegou a afirmar:“A Bíblia é uma manjedoura, na qual Cristo está deitado. Se não o encontrarmos, só teremos palha! Esse Cristo vem até nós e na cruz se entrega para nos libertar de todo medo.
Nos atuais dias, as indulgências continuam presentes em nosso mundo, sob outra ótica e aspecto. A verdade é que salvação não pode ser vendida ou comprada.Apenas a fé nos dá a certeza do amor de Deus. Basta abrir os olhos e receber em confiançaesta verdade.
Com isto, Lutero proporcionou a reforma do coração, trazendo de volta a centralidade do evangelho e da fé.
Hoje é dia de dizer a vocês: não tenha medo, tenha fé na graça de Deus!
P. Charles Werlich
PROGRAMAÇÃO
DIA 25
14:30h: Mãos que Servem
DIA 26
17:00h: Bênção Matrimonial Wesley e Maitê
DIA 27
DIA DA IGREJA EM CARLOS BARBOSA
Dia 30
Manhã: Plantão Pastoral
DIA 31
19:30h: CAMINHADA LUMINOSA pelos 160 anos da Comunidade. Saída: Cais do Porto (em frente a Câmara de Vereadores). A caminhada se estenderá até a igreja da Ressurreição onde haverá apresentação da Orquestra do Colégio Sinodal Progresso, seguido de coquetel comemorativo. Traga sua lanterna. Caso, chover, a programação acontecerá na igreja.