Reflexão pelo Dia dos Pais – quem segue os meus passos?

Escreve o apóstolo Paulo em 1Coríntios 11.1: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Aqui Paulo não aponta para si, mas para seu testemunho em palavras e ações a partir de Cristo como exemplo de conduta cristã a ser imitada. O modelo de perfeição a ser imitado está naquEle que é perfeito: Cristo. É como se Paulo, em outras palavras dissesse: Imitem a mim naquilo que eu, mesmo com minha fragilidade e imperfeição, consigo imitar de Jesus. Também nós, pessoas cristãs, no que em nossa “imperfeição” humana conseguimos imitar daquEle que é perfeito, passamos a ser exemplo para outras pessoas. Isso nos chama a reflexão neste dia especial.

Conta-se que um pai chamado Frederico, seguia pela trilha quando ouviu a voz do seu filho que vinha atrás cochichando com seu irmão e irmã: “Ei, papai sabe o caminho… Eu vou segui-lo!” Este filho tentava seguir os passos do pai e seu irmão e irmã mais novos faziam o mesmo. À noite, Frederico buscou a Deus em oração: “Meu Deus! Se meus filhos seguem meus passos, quero guiá-los também para o céu”. Então precisamos nos perguntar: Até que ponto temos a consciência de que somos referência para nossos filhos/as ou às pessoas a nossa volta, no tocante à salvação?A salvação dos filhos parece não ser mais um alvo a ser conquistado dentro de muitos lares cristãos. Muitos pais e mães transmitem a seus filhos/as um cristianismo descomprometido e desinteressado pela eternidade.

Estivemos uns dias de férias em família, foram momentos especiais e marcantes junto aos nossos pais, onde minha esposa e eu, em humildade, pudemos estar com eles, sentar junto a eles e continuar aprendendo deles, seja por meio de conversas ou suas atitudes.Nosso pai e mãe sempre serão para nós exemplo a ser seguido! Sempre estaremos aprendendo deles! O legado, tanto na formação humana, quanto na formação da fé, permanecerá.Também nas férias fizemos um passeio em família a uma montanha. Caminhamos por uma trilha de subida na mata até chegar ao topo. Por vezes minha esposa e eu dissemos aos nossos filhos: “pisem onde papai e mamãe pisou”. Nossas pegadas, eram a referência para um caminho seguro, sem lama ou perigos de ferimentos e tombos. A partir desta Palavra do apóstolo Paulo e da historinha do pai chamado Frederico, somos chamadosa refletir nas pegadas que deixamos como referência, ou seja, nos exemplos que temos deixado aos nossos filhos, para que nossas pegadas continuem sendo referência para eleschegarem ao céu, herdarem esta grande herança que somente em Cristo podem desfrutar.

Mas eu pergunto a você pai que lê este artigo: Você também quer que seu filho/a chegue até o céu, receba a coroa da vida eterna? Se sua resposta for sim, então hoje é dia de refletir sobre a tua vida…Dia de refletir no que rege teus sentimentos, desejos, pensamentos, palavras e ações. Como cristão, você deve deixar um rastro de pegadas no caminho seguro e verdadeiro que é o próprio Cristo, pois Ele mesmo diz de si mesmo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida…” (João 14.6). Fora de Cristo, qualquer outro caminho que você tome, estará deixando pegadas de referência para algo incerto, inseguro, e que pode conduzir à ruina e mesmo a perdição eterna. Reforçando: Caminho verdadeiro só há um que é Cristo!

Se quisermos ver nossos filhos/as trilhando sempre o caminho do bem e da salvação, cuidemos para que aprendam ele através de nossas palavras e atitudes. Enquanto pais cristãos, devemos pautar nossas palavras e ações a partir das perguntas: Em meu lugar o que faria Jesus? Como Jesus agiria estando nesta situação? Elas certamente vão nos ajudar a mudar conceitos e atitudes.Independentemente de você ter ou não filhos de sangue, você pode ser pai (ou mãe) na fé de outras pessoas que estão por aí órfãs na fé.Lembremos sempre: cada passo que damos deixamos pegadas. Quem são as pessoas que seguem nossas pegadas? Filhos, netos, sobrinhos, colegas de trabalho, amigos, irmãos na fé, vizinhos…Podemos nos surpreender ao refletir em quantas pessoas estão ao nosso redor nos observando, quem sabe, imitando. Que exemplos estamos deixando? Pensa nisso! Reflita nisso! Que muitas pessoas sigam nossas pegadas, sejam nossas imitadoras, naquilo em que somos bons imitadores de Cristo. Amém.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Culto neste domingo às 9h30, presencial com capacidade para 96 pessoas, com todos os cuidados de higienização. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook: Luterana Montenegro.Traga na secretaria sua doação alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.

Últimas Notícias

Destaques