Quem cruza nosso caminho?–Marcos 10.46-52

No caminho da vida encontramos muitas pessoas, boa parte delas não sabemos quem são, como estão ou para aonde vão pois, o corre-corre diário por vezes nos impede de vê-las ou interagir com elas. Por outro lado, talvez não queiramos nos envolver ou perder tempo, pois temos que seguir, afinal, a vida não para e o tempo também não!
Naquele dia, Jesus com seus discípulos, também estavam a caminho, indo de Jericó até Jerusalém, cerca de 24 km a pé. De repente, eles encontram com um cego sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Seu nome era Bartimeu. Ao perceber a fala das pessoas, descobriu que Jesus estava passando por ali e logo começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. A multidão admirada pela conversa e ensinamentos de Jesus, o repreendeu mandando calar a boca. Bartimeu então gritou mais forte ainda. Jesus o escutou, parou e logo mandou chamá-lo para perto de si. Ele não pensou duas vezes, largou sua capa e foi até Jesus, que com amor, lhe fez a pergunta que mudaria sua vida: “O que é que você quer que eu faça por você?”. “Mestre, eu quero ver de novo!” – respondeu. Ao perceber sua fé, Jesus disse: “Você está curado porque teve fé!”. Imediatamente o cego voltou a ver e seguia Jesus estrada a fora.
Em nosso corre-corre, temos tempo de parar a caminhada para ouvir alguém? Perguntar por sua necessidade? Se colocar à disposição para ajudar? Cruzamos com muitos “Bartimeus” sentados à margem de ruas e estradas, pedindo não só donativos, mas clamando por aceitação, carinho e espaço! Por outro lado, somos também chamados a aprender com Bartimeu a valorizar oportunidades. Este cego não sabia, mas Jesus não passaria mais por ali, dias depois seria preso e crucificado. Se Bartimeu não tivesse clamado naquele momento, perderia a grande oportunidade de ser curado. Em nossa vida oportunidades aparecem e desaparecem, vem e vão. Hoje, você tem a grande oportunidade de pedir a Jesus que cure sua cegueira espiritual. Oportunidade de consagrar sua vida a Cristo. De se arrepender, pedir perdão e ser perdoado. De ter teus pensamentos, sentimentos, palavras e ações sendo curados e transformados por Jesus.
Outro ensinamento: não dê ouvidos à multidão. Não deixe que pessoas anulem você! Não acredite em tudo que lhe dizem ou oferecem como meio de cura e salvação! Creia somente em Cristo e busque somente a Ele. E por fé, não se cale! Mesmo que tua voz irrite a maioria, ou que ela seja sozinha, abafada na multidão, clame por Jesus que Ele te ouvirá! Assim como fez com Bartimeu, Jesus também lhe pergunta: o que é que você quer que eu faça por você? Não perca a oportunidade de falar, ser curado, restaurado e transformado por Cristo. O último ensino: Bartimeu, ao ser curado, seguiu Jesus no caminho percorrido rumo à cruz. A pessoa que tem um encontro com Cristo e experimenta uma transformação, segue a Jesus, se torna discípula dEle e continua em seu caminho, mesmo que este enfrente a morte, pois sabe que Jesus a venceu e oferece salvação e vida eterna a todas as pessoas que somente nEle creem. Reflita nisso!
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultos ao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Continuam suspensas as atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria são de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição badalam diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Estaremos vendendo delicioso galeto (delivery) dia 05 de setembro. Valor 20,00. Cartões na secretaria, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30min às 17h30min.
Continuamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal. Traga sua doação.

Últimas Notícias

Destaques