Prezado irmão! Prezada irmã!

Nosso conceito sobre ser rico ou ser pobre é bem claro: qual é o total acumulado do seu patrimônio material ou financeiro? Daí vem adjetivos como milionário ou bilionário, dependendo do saldo de suas posses. Também há a classificação das classes sociais em A, B, C ou D, conforme o poder aquisitivo de cada uma; por fim, há ainda os pobres e miseráveis. Mas você já se perguntou como Deus classifica o ser humano em termos de riqueza? A Bíblia nos ajuda a refletir sobre esse assunto.

Em Apocalipse 2.8-11 vemos que os cristãos de Esmirna conviviam com um elemento complicador associado a pobreza material (bem conhecida e reconhecida por Deus): as aflições e os sofrimentos por causa da sua fé. No entanto, apesar de tudo isso, Cristo afirma, categoricamente, que eles eram ricos! Leremos isto em Apocalipse 2.9a: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico!”

Há um grande contraste entre essa igreja, materialmente pobre, mas rica para Deus, e a igreja de Laodicéia, por exemplo, que ajuntara para si muitos tesouros nesta terra e julgava que “nada lhe faltava”. Aos olhos de Cristo, no entanto, eram um grupo “infeliz, miserável, pobre, cego e nu” (Ap 3.17).

Jesus já tinha ensinado este conceito de riqueza quando esteve entre nós: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus…” (Mt 6.19-20). Isso significa buscar o que tem valor eterno: a vontade de Deus e o bem do próximo. E por que esse tipo de riqueza celestial é mais importante? Porque é a eternidade que conta! À igreja de Esmirna, Cristo diz: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” (Ap 2.10). Ao rico insensato de Lucas 12.21, que nem tinha onde guardar tantos tesouros materiais, Deus diz: “Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?”

E as suas riquezas, prezado/a leitor/a, quais são? Bens materiais ficam na terra, mas a riqueza espiritual acompanha por toda a eternidade. Escolha sua riqueza!
Hoje é um ótimo dia para pensar nisto!
Um abraço.

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 10.02
20h: Encontro da Legião Evangélica Luterana – LELUT
Dia 11.02
Curso Música em Comunidade – 2ª edição
Dia 12.02
9:00h: Culto – Penúltimo Domingo após Epifania
Dia 14.02
19:30h: Reunião de Planejamento da Coordenação da JEMON
Dia 15.02
Manhã: Plantão Pastoral.
– Os adolescentes que em 2023 completam 12 anos, podem ser inscritos par ao Ensino Confirmatório do 1º ano junto a secretaria da comunidade. Trazer junto a Certidão de Nascimento e a Certidão de Batismo.

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

Últimas Notícias

Destaques