Dia 31 de outubro, Igrejas luteranas celebram a Reforma Luterana. Dia no qual Martim Lutero, padre, professor e doutor em teologia, pregou em 1517 suas 95 teses na porta da igreja do Castelo em Wittemberg, Alemanha. Ele queria debater com os líderes de sua querida Igreja católica sobre a venda das indulgências e perdão dos pecados por dinheiro, para angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, em Roma. Estudando a Bíblia, Lutero aprendeu que perdão dos pecados e salvação não se podem negociar. Só Deus perdoa os pecados e nos salva por amor a Cristo. A Igreja defendeu seu ponto de vista. As discussões tornaram-se amargas e o sacerdote foi expulso da Igreja.
Lutero só queria voltar aos claros ensinos da Bíblia, sendo um fiel servo de Cristo. Ele não é um santo da Igreja evangélica, nem fundador de uma nova igreja. Apenas se voltou ao verdadeiro ensino de Cristo, conforme a prática da Igreja nos primeiros séculos. Seus seguidores foram apelidados de “luteranos”, embora Lutero não queria que seu nome fosse usado para designar a fé de ninguém. “Que se chamem cristãos”, dizia ele. O reformador destacou quatro pontos do ensino bíblico, mais tarde conhecidos como “Os quatro pilares da Reforma”: Somente a Escritura – Somente pela fé -Somente pela Graça –Somente Cristo. Ao longo do mês, veremos o conteúdo destes ensinamentos:
Somente a Escritura: Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8.31,32) “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. (João 5.39). Paulo disse: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue Evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” [= maldito]. (Gálatas 1.8) A partir daí Lutero concluiu: “Se alguém quiser falar e ensinar na Igreja, ele deve fazê-lo firmado a Escritura”. A Bíblia é a Palavra Deus, a única autoridade na Igreja. A ela nada deve ser acrescentado nem dela tirado.Nossa orientação de vida e de fé, deve vir da Palavra do Senhor.
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Quarta, dia 10/10, às 19h, reunião do Conselho Escolar.
-Sábado, dia 13/10, 15h30min, Culto no Ponto de Pregação do Bairro Stº Antônio, com Celebração da
SC.
-Domingo, dia 14/10, às 9 horas, Culto com Celebração da Santa Ceia.
-Dia 31 de outubro- Culto dos 501 anos da Reforma Luterana às 9 horas, seguido por carreata e, a partir das 11h30mim até 13h galeto para ser retirado, ao valor de R$ 18,00 o cartão. Quem vender 10 cartões recebe um de cortesia. Os cartões podem ser retirados junto a secretaria da Comunidade. Contamos com a divulgação e colaboração de todos.
-Solicitamos para todos os membros da Comunidade atualizarem seu endereço e contato junto a Secretaria.