Pessoas Cristãs são chamadas a ser diferente– EFÉSIOS 5.15-20

No capítulo cinco da carta aos Efésios, o apóstolo Paulo trata sobre o fruto da luz e as obras das trevas, da tensão entre as obras consequentes da ação do Espírito de Deus em nós em contraste com as obras da carne, marcadas pelo pecado. Nele Paulo fala aos cristãos sobre a pureza de vida, sobre a viver na luz do Senhor e a resplandecer esta luz em palavras e ações. Exorta cristãos a atentarem em não agir como ignorantes, mas como sábios. Esta sabedoria vem a partir do conhecimento da fé, pois a maneira deles de viver, testemunha quem eles são, a quem eles pertencem e seguem.

Ele chama a atenção também para algo muito importante: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus”. A embriagues é um vício que faz um grande estrago com consequências, por vezes, sem volta. Uma pessoa embriagada sem se dar conta, pode estar humilhando seus pais, esposa, filhos…Pode partir para agressões, físicas ou verbais ou causar a morte de inocentes. Por causa da embriagues muito sofrimento é causado.

O texto bíblico aponta para a embriaguez com vinho, bebida muito popular culturalmente falando naquela época. Trazendo este texto para nossos dias, podemos nos perguntar: Que “vinho” por vezes somos tentados a nos embriagar, enquanto sociedade, indivíduos ou famílias modernas? O vinho do avanço tecnológico? Do consumismo? Da pós-modernidade? A embriaguez causada por este vinho acaba por afastar as pessoas da verdadeira comunhão, tanto na família, como na sociedade e comunidade de fé. A submissão do ser humano aos vários tipos de conhecimentos, ciência, ideologia ou fanatismo religioso impede-o de beber da graça de Deus, e da sua misericórdia, que se expressa no cuidado e no amor, no perdão e na reconciliação, na igualdade e na fraternidade.

Por isso o apóstolo escreve: “Animem-se uns aos outros”. Temos o importante papel de auxiliar pessoas a compreender que somente em Cristo encontram a verdadeira bebida que conduz e promove a vida. Em vez da embriaguez, seja ela qual for, enchemo-nos do Espírito de Deus. Deixemos que Ele nos preencha por completo e faça transbordar, através de nosso testemunho para que outras pessoas tenham acesso à sua graça. Os canais de encontro e comunhão com o Espírito de Deus nós encontramos na oração, na leitura devocional da bíblia, no louvor e na adoração, numa vida dedicada ao próximo.

Quando Jesus enche e preenche a nossa vida passamos a ser luz em meio à escuridão. Não uma luz escondida, fechada em si mesma, mas uma luz que resplandece mostrando ao mundo a quem pertencemos, seguimos e como agimos. A sociedade em que vivemos não está tão diferente daquela de Éfeso quando Paulo escreveu estas orientações, por mais que se tenham passados séculos. Continuamos sendo impulsionados por Deus a fazer à diferença. Ele espera isso de nós!

Esta reflexão te convida a deixar Jesus encher tua vida, com seu Espírito e seu amor… a deixar Jesus cuidar das coisas, que te fazem infeliz e a andar do modo como a Bíblia diz.
Amém.P.
Marcio S. da Costa

Avisos da semana: Culto neste domingo às 9h30, presencial com capacidade para 96 pessoas, com todos os cuidados de higienização. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook: Luterana Montenegro. A Comunidade estará realizando seu delicioso galeto, dia 11 de setembro das 11h30 às 13h com entregas pelos portões das ruas Ramiro Barcelos, Fernando Ferrari e Capitão Cruz. O valor é 25,00 e dá direito a três coxas com sobrecoxas, salada de maionese, salada de repolho e um pão. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria paroquial a partir de 26.08. Participe e auxilie!

Últimas Notícias

Destaques