Quais provações você enfrentou na vida? Ou qual provação você enfrenta neste momento? Provações existem e cedo ou tarde aparecem. Seja na dimensão pessoal ou coletiva, elas sempre voltam de novo.Então lemos esta carta que o apóstolo Tiago escreve para cristãos que estão sofrendo provações por meio de perseguições. Logo no início ele ensina que pela fé, a partir da provação, se produz perseverança.
Podemos aprender que a provação não deve nos derrubar, nem fazer com que nos entreguemos. Pela fé, Deus nos capacita e fortalece a perseverar e resistir, mesmo quando tudo está ruim. Você pode ter perdido o emprego; fechado teu negócio próprio; estar mal nos estudos; passando por doença grave ou mesmo enfrentando o luto pela morte de alguém amado… Você pode estar em crise no teu matrimônio, não se relacionando bem com seu filho/a, ou seu pai/mãe, ou outras pessoas. Ainda assim, não desista!
O ato de perseverar pela fé, é ato completo, não entrega os pontos, mas continua em frente, sem desanimar, confiando na presença e no agir de Deus. Torna-nos maduros e corretos, em outra tradução, perfeitos e íntegros. Se pela perseverança nos tornamos assim, é sinal de que antes nós éramos menos isso. Por meio da provação somos aperfeiçoados por Deus.Este aperfeiçoamento está ligado a uma fé que se firma na confiança em Deus e no conhecimento sobre Deus. A fé não é algo abstrato, onde basta apenas se dizer cristão ou ter seu nome no registro de membros da igreja.
Fé é confiança e esta confiança se adquire a partir da relação. Assim é também conosco. Dificilmente você diz confiar em alguém que não conhece! Também em relação a fé, precisamos conhecer Deus, vivenciá-lo, conversar com Ele em oração, ouvir sua voz na leitura e pregação da Palavra, ter comunhão com Ele por meio dos cultos e da celebração da Santa Ceia. Para uma fé madura, não basta apenas o conhecimento a respeito de Deus, mas junto a este, conhecer a Deus a partir de uma experiência com Ele.
Conta-se que um professor anunciou aos alunos do terceirão que no último dia de aula daria um presente a turma. Quando chegou o dia a classe estava cheia, e qual foi o presente? Uma prova avaliativa. Muitos ficaram indignados e reclamaram desta avaliação não programada, e ainda no último dia de aula.O professor disse que não eram obrigados a realiza-la, todos já tinham a nota 5 e estavam aprovados, podendo, inclusive, participar da formatura. Um a um foi saindo e apenas poucos permaneceram. Ao desvirarem a prova viram que estava escrito: Parabéns! Você que perseverou tens nota 10! Diante das provações da vida,muitos desistem da fé, viram às costas para Deus, enquanto Ele tem algo muito melhor para lhes oferecer. Não desista, nem se conforme com um 5! Deus tem um 10 reservado para você! Basta perseverar na verdadeira fé e assim experimentará o Deus vivo. Pense nisso! Reflita nisso! Que Deus te abençoe. Amém.
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultos ao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
Até 30 de junho, continuam suspensas todas atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria podem são de segunda à sexta, das 13h30 às 17h30, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Estamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para auxiliar pessoas com necessidades. Contribua, traga sua doação na secretaria paroquial, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h.