Pensamentos e atitudes opostas–romanos 7.15-25a

Em sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo sobre ações pecaminosas que acabamos fazendo contra nossa vontade. Ele aqui fala da sua própria experiência, abrindo o coração e expondo suas fraquezas. Paulo aqui assume sua humanidade e mostra que dentro de nós há uma constante disputa entre querer e fazer, entre Espírito e carne.Carne é realidade humana naturalmente inclinada ao pecado e rebeldia contra Deus. Sobre obras da carne escreve:“As obras da carne são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes” (Gl 5.19-20). É contra estes a luta do Espírito Santo, que habita em nós desde o Batismo.
Paulo também escreve Rm 8.5-8, sobre carne e espírito: “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”. […]“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”.A ação do Espírito conduz à busca e promoção do bem, a fazer vontade de Deus. A ação da carne busca e promove o mal. Paulo fala desta constante tensão nele. Tensão entre santificação e pecado, entre o certo e o errado, entre o bem que vem de Deus e o mal da natureza humana. Paulo percebe esta batalha ao tentar fazer o que é certo e não conseguir.
Esta tensão também nos acompanha!Você pode conhecer a vontade de Deus, saber o que é certo e errado, desejar fazer o bem, mas tentações virão, falarão mais alto e farás exatamente o oposto.Há quem queira perdoar, mas o rancor é mais forte. Há quem queira abandonar os vícios, mas o desejo é incontrolável. Casais prometem fidelidade diante do altar, mas entregam-se a tentações e paixões fora do casamento. Abomina-se a corrupção na política, mas se é desonesto nos negócios, trabalho, estudo, família.Sabe-se do mal que a língua é capaz, mas não se consegue frear palavras duras, mentirosas, destrutivas que matam emocionalmente e socialmente pessoas. “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”(v.19). Esta tensão permanecerá conosco até nosso último dia. Ao nos conscientizar dela, chegamos à conclusão no v.24: “Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?”.Paulo se refere a morte como causa última do pecado ao escrever: “O salário do pecado é a morte”(Rm 6.23).
O que fazer então? A resposta está no v.25: Jesus Cristo, a graça de Deus, nEle somos justificados.Lutero afirmou que o ser humano é ao mesmo tempo justo e pecador. Ao mesmo tempo que é inclinado para o pecado, é tornado justo, perdoado e livrado da morte por causa da morte de Jesus. Todavia, este perdão gracioso e imerecido oferecido em Jesus, justifica o pecador, mas não serve para justificar o pecado. O pecado sempre será afronta contra Deus e seu desejo por vida, paz e justiça. A boa nova desta mensagem é que perdão e salvação são uma realidade na vida de toda pessoa cristã. Agradeça a Deus pela possibilidade do perdão que livra você da morte eterna. Isso Ele faz por amor através de Jesus. Deus seja louvado!
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultosao vivo, sempre aos domingosàs 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Até 31 de julho, continuam suspensas todas atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria podem são de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Continuamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para auxiliar pessoas. Traga sua doação na secretaria, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30 min às 17h.

Últimas Notícias

Destaques