Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Ora et Labora, na perspectiva luterana, significa orar e trabalhar por aquilo que se pede em oração. É pedir a Deus para que Ele, com o seu poder e misericórdia, modifique uma situação. Mas significa também que a pessoa que ora, trabalhe e tenha atitudes de ação e tudo o que estiver ao seu alcance para que o referido pedido se transforme em realidade.
Significa trabalhar e ter ações em constante oração e reflexão, porque o prazer do cristão no trabalho e nas ações está quando são bem feitas. Algumas vezes achamos que precisamos parar tudo para orar, quando podemos orar enquanto trabalhamos, em clima de reflexão. Isto pode ser realizado nos afazeres da casa, no escritório ou em qualquer outro lugar. Podemos pedir a proteção de Deus antes de viajarmos, solicitar sua inspiração antes de uma reunião. Podemos fazer isso mentalmente, em clima de reflexão.
Existe uma errônea idéia de que se orarmos e entregarmos a Deus o que estamos pedindo, então podemos cruzar os braços que tudo correrá conforme. A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. Como podemos esperar que Deus nos abençoe se formos irresponsáveis, agindo com negligência nos afazeres ou na omissão dos deveres? Como é possível alguém orar por boas notas, ou aprovação num teste ou num vestibular, se não houver dedicação e estudo por parte da pessoa?
Por outro lado, também é importante frisar que nossas ações devem espelhar aquilo que pedimos a Deus. Não adiante pedirmos uma coisa e não trabalharmos para tal, ou fazer o contrário daquilo que se pede a Deus.
Dentro dessa idéia, lembro de uma frase de Martim Lutero, o reformador da Igreja Luterana, que disse: “Ore como se tudo dependesse somente de Deus e de mais ninguém. E trabalhe como se tudo dependesse somente de você mesmo.” Assim sendo, quando oramos devemos fazê-la a tal ponto de entregar tudo a Deus, depender somente dEle e de mais ninguém. Mas ao tomarmos decisões e praticarmos ações, devemos fazê-las movidas pela inspiração divina. Significa aplicar nas atitudes diárias a inspiração de Deus. O contrário disso seria orarmos a Deus e deixar-nos mover por vontade pessoal e individualista.
No Salmo 37.5 vamos ler: “Entrega tua vida ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará”. Vivamos a vida nessa dinâmica: orar diariamente, meditar na vontade de Deus e tomar decisões que sejam inspiradas e movidas pelo Seu agir. Assim seremos felizes e bem aventurados.
Que isso lhe traga qualidade de vida!
Um abraço.
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 25 – 8:30h: Conselho Sinodal;
Dia 26 – 9:00h: Culto de Ação de Graças com Bênção aos aniversariantes do mês de junho (c/ culto infantil e participação do Coral da comunidade) – É tempo de agradecer. Por isso, compartilhe sua doação!
Dia 28 – 16:00h: OASE com Culto no HM; 18:00h: EC 2º ano A e B
Dia 29 – Manhã: Plantão Pastoral.
Dia 30 – 19:00h: Conselho CSP.
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro