Onde estão os “bois” ao teu redor?

Recentemente li uma história que falava acerca de um sábio. Diz que ele adentrou numa vila montando um boi. Ao que os moradores daquela vila lhe perguntaram para onde estava indo? O sábio respondeu: Estou em busca de um boi! Os moradores se entreolharam, intrigados e começaram a rir dele. O sábio seguiu seu caminho.

No dia seguinte, semelhantemente ao primeiro dia, o sábio voltou a vila montando um boi. E, de novo, os moradores perguntaram o que ele buscava. “Estou em busca de um boi!”, repetiu ele. Seguidamente ele se foi, em meio as risadas dos moradores.

No terceiro dia, a mesma sequência de cenas se repetiu. Mas o que antes era motivo de piada, agora já havia perdido sua graça e os moradores indagaram dizendo: “Você é um sábio, uma pessoa sensata, e mesmo assim você vem aqui a procura de um boi quando o tempo todo é sobre um boi que você está montado.” Diante disso o sábio exerceu seu ensino dizendo: “Assim como eu estou em busca de um boi, quando na verdade já o tenho abaixo de mim, semelhante é a procura de vocês por muitas coisas na vida quando já os têm.”

Esta situação acontece com muitas pessoas ainda hoje. Diante da eterna busca por satisfação de algo, esquecem-se que na verdade já a tem. Somos tentados a pensar que sempre precisamos de algo mais para sermos felizes. Vivemos os dias comparando o que outros têm ou fazem, ao invés de nos concentrarmos naquilo que temos ou fazemos. Dessa forma desvalorizamos nosso trabalho ou profissão achando que em outro lugar ou praticando outra profissão seríamos mais felizes. O mesmo se aplica a outra esposa, outros filhos, outros amigos… A lista pode ser continuada! Ou seja, nunca estamos satisfeitos com o que temos ou somos e deixamos de experimentar alegria.

É necessário olhar para o “boi” que possuímos ao invés de ficar numa eterna busca de algo que já possuímos. Dessa forma, aprenderemos a ser mais gratos e felizes. Reencontraremos sentido naquilo que fazemos. Resignificaremos a felicidade quando percebermos que tivemos a vida renovada em mais um dia, quando percebermos que nosso estômago está saciado, quando podemos trabalhar ou praticar nossos afazeres graças a saúde recebida. Seremos brindados de satisfação ao vermos que ao nosso redor existem pessoas especiais.

Em Eclesiastes 11.9-10 temos uma palavra dirigida aos jovens, mas que se aplica a cada pessoa, independente da idade ou fase da vida: “Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço… Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois mocidade (vida) dura pouco.” A vida está passando. E passa rapidamente. Perceba os “bois” que estão ao teu redor e seja mais feliz!
Um abraço!

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 19
14:30h: Mãos que servem; 19:30h: Legião Evangélica Luterana – LELUT
Dia 20
9:30h: Coordenação Sinodal da LELUT na Feliz; 18:00h: Diálogo Batismal
Dia 21
9:00h: Culto com Batismo (Participação do Coral da Comunidade)
Dia 23
16:00h: Encontro da OASE com Culto no Hospital Montenegro;
Dia 24
Manhã: Plantão Pastoral; Encontro de contadores paroquiais.
Dia 25
17:00h: Equipe EC; 18:00h: Ensino Confirmatório 1º ano; 19:00h: Reunião do Conselho do Colégio Sinodal Progresso

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

Últimas Notícias

Destaques