“Não fiquem se lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma nova coisa, que logo vai acontecer, e de repente vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei que estradas passem por terras secas.” (Isaías 43.18-19)
Num país distante, havia um viajante. Ele era responsável por levar as correspondências do réu a outro país. As viagens que ele fazia às vezes duravam semanas ou até meses. O viajante havia recebido uma ordem: “ele não poderia viajar durante o dia.” O viajante tinha muito medo do escuro. Então, antes de sua primeira viagem, ele colocou-se em oração diante de Deus e pediu: “Deus esteja comigo durante a minha viagem, pois sinto-me sozinho e tenho muito medo.”
Ele iniciou a viagem quando já havia escurecido. Durante sua caminhada, olhava para trás para ver se percebia algum sinal da presença de Deus. Nada vendo, inclinava sua cabeça para baixo e seguia a caminhar. Durante a noite, ele repetiu várias vezes este gesto: olhava para trás, nada via, baixava a cabeça e seguia caminhando. Quando o dia amanheceu, ele deitou-se para descansar. Dormiu e sonhou. Sonhou que se encontrou com Deus e então aproveitou e tirou satisfação dizendo:
– “Deus, ontem, antes de iniciar minha viagem, eu pedi que tu me acompanhasses, que estivesses comigo, mas várias vezes olhei te procurando e nada encontrei.”
– Deus respondeu: “Querido amigo, eu estive todo o tempo caminhando contigo; o problema era que tu estavas olhando para trás e depois baixavas tua cabeça com desânimo; por isso te peço: levanta tua cabeça, olha para frente e verás.”
Na noite seguinte, o viajante seguiu sua jornada, mas seguiu de cabeça erguida e, quando a escuridão estava forte, pôde perceber uma pequena luz a sua frente, iluminando seu caminho; então compreendeu que, enquanto procurava Deus ao seu redor, Ele caminhava a sua frente, preparando seu caminho.
Prezado irmão! Prezada irmã!
Como é bom poder viver a vida na certeza de que Deus caminha a nossa frente. Mas mesmo sabendo desta verdade, são vários os momentos em que não o vemos caminhando a nossa frente. Preferimos caminhar de cabeça baixa. Quando assim acontece, não vemos Deus nem sentimos sua presença conosco. Dessa forma, a dúvida ganha espaço em nosso coração, sentimos medo e o desânimo é certo.
Jesus Cristo, ao se despedir dos seus discípulos afirmou: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20) A presença de Deus conosco que caminha não só a frente, mas também ao nosso lado, atrás de nós, abaixo de nós, ao redor de nós, em nós e sobre nós, deve ser algo certo. Reforce esta certeza dentro de você para que caminhe a cada dia com o olhar esperançoso e motivador.
Compartilho com você uma bênção que nos reforça isto. Acolha-a:
O Senhor esteja a tua frente para indicar o caminho certo.
O Senhor esteja a teu lado, para te abraçar e te proteger.
O Senhor esteja atrás de ti, para te prevenir de pessoas falsas.
O Senhor esteja abaixo de ti para te amparar quando caíres.
O Senhor esteja em ti, para te consolar quando estiveres triste.
O Senhor esteja ao teu redor, para te defender quando outros te atacarem.
O Senhor esteja sobre ti, para te abençoar.
Assim te abençoe Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 30
14:30h: Mãos que servem
Dia 01
9:30h: Coral Infanto Juvenil
Dia 02
9:00h: Culto com Santa Ceia e Oração em Memória (Com Culto Infantil) – Participação do Coral da Comunidade
Dia 04
Conferência Sinodal de Ministros/as (Avaliação e Planejamento) – Feliz; 14:30h: OASE; 19:30h: Reunião diretoria
Dia 05
Manhã: Plantão Pastoral; Seminário Sinodal da OASE + Coord. Paroquiais e Núcleo; 19:30h: Reunião LELUT
Dia 06
17:00h: Equipe EC; 18:00h: EC 1º ano; 19:30h: Ensaio Coral
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro