Há um conto que diz que o vento e o sol brigaram. Um queria ser mais forte que o outro. Resolveram que competiriam entre si para ver quem era o mais poderoso. O vento saiu na frente dizendo:
– Veja aquele homem, lá longe. Ele acabou de comprar um cachecol novo, quentinho, macio, gostoso de usar. Aposto que tiro o cachecol do seu pescoço com um simples sopro. Observe…
E o vento soprou forte, soprou com toda a sua força. Quanto mais o vento soprava, mais o homem segurava o seu cachecol em torno do pescoço. No final das contas, o vento cansou e acabou entregando os pontos.
– Agora chegou a minha vez – disse o sol. Ele, bem de mansinho, foi centrando suas ondas de calor sobre o homem. Assim, a cada minuto, foi aquecendo mais e mais. De repente, o sujeito se deu conta do calor e, cheio de alegria, retirou o cachecol do pescoço.
Prezado/a leitor/a!
Erra quem pensa que pode desafiar uma pessoa a fazer alguma coisa com barulho de vento muito forte. Muitas vezes nós conseguimos algo dos outros apenas com um pouco mais de carinho, oferecendo aquele calor que só nós podemos gerar a quem está próximo.
Deus também prefere “nos aquecer” com o fogo do seu amor. Esse calor, muito mais poderoso que o vento, é como a chama que nos aquece quando é frio; que clareia o ambiente quando existe escuridão. Todos nós carecemos desse calor que derrete a armadura fria colocada como escudo sobre o nosso coração para não sermos tocados pelas propostas da ação de Deus.
Não é assim que, volta e meia, experimentamos um frio de rachar dentro do nosso grupo ou em nosso local de trabalho? O calor do carinho de Deus quer nos aquecer nesses momentos frios. Por isso, permitamos que o calor de Deus “derreta” nossos problemas.
Apontamos o dedo para os problemas dos outros com facilidade e, juntos, varremos as nossas próprias dificuldades para debaixo do tapete. Não somos melhores do que ninguém. Coloquemo-nos ao lado das pessoas que erram; aceitemos as pessoas tal como elas são. Permitamos que Deus retire de dentro de nós a idéia de que somos donos da verdade. Tratemos as outras pessoas com mais carinho e mais amor cristão, e elas estarão mais abertas para nós.
É isso que Deus quer de nós. Para isso ele nos é exemplo. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).
Pense onde e para quem você pode fazer a diferença hoje!
Boa reflexão!
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 04
14:30h: Mãos que servem; 18h: Ensaio Geral para os cultos de confirmação; 19h: JEMON
Dia 05
19h: Culto de Confirmação – Turma 01: Com participação do Grupo Celebrai
Dia 06
9:00h: Culto de Confirmação – Turma 02: Com participação do Grupo Celebrai e Culto Infantil.
Dia 07
Confraternização de Ministros/as do Núcleo Vale do Caí em Vale Real.
Dia 08
14:30h: OASE
Dia 09
8h: Reunião na Sede Sinodal em Estância Velha; 19h: Reunião Presbitério.
Dia 10
19:30h: Ensaio do Coral
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro