Um pastor presenteou seu colega de ministério com um prumo, por ocasião de sua instalação num novo campo de atividade ministerial. Lembrou-o que, como esta ferramenta era útil para construir paredes perfeitamente verticais, os olhos de um pastor, cuja missão era edificar comunidades, deveriam estar sempre voltados para o alto, buscando critério e forças em Deus a partir da oração e Sua Palavra.
Todos somos construtores. Edificamos a vida, a família, os grupos dos quais participamos e as comunidades onde congregamos. Para isso, precisamos do prumo, da oração e da Palavra. Esta é a escala do prumo de Deus para construirmos bem. Caso contrário, a vida ficará torta e corre perigo de desabar.
Esta era a realidade do povo de Israel no Antigo Testamento. Suas autoridades, corruptas, injustas e exploradoras, edificaram uma sociedade torta. Os valores que davam sustentação à sociedade se perderam, de modo que o que era torto passou a ser considerado reto. Diante disso, Deus aparece a Amós, numa visão, e o envia como Profeta para o meio do povo. Nela, o Senhor está sobre um muro reto, segurando um prumo. A tarefa do Profeta era lembrar o povo da verticalidade da vida, voltada para a oração e a Palavra. Os governantes, porém, negaram-se a ouvir a mensagem, insinuando expulsar o profeta, promovendo, desse modo, sua própria ruína.
Ainda hoje, em muitos setores, nossa sociedade está fora do prumo. Em várias instâncias os valores éticos e morais já não regem mais a caminhada. Isso faz com que muitas realidades sejam construídas de maneira “torta”.
É necessário voltar urgentemente a verticalidade para consertarmos a horizontalidade mútua, buscando em Deus a recuperação dos valores cristãos e o sentido da vida. Para tal, há uma só solução: manter comunhão com Deus, buscando em sua Palavra a orientação guia. Dessa forma, evitaremos a ruína completa da sociedade, mas construiremos uma sociedade mais reta, aprumada e sólida.
Para refletir, leia Amós 7.7-15.
Oração
Bondoso Deus. Vieste para o nosso meio em Jesus, trazendo amor e critérios para uma vida segundo o teu querer. Ajuda-nos a edificarmos um mundo e uma sociedade no prumo certo, segundo a tua escala de valores. Amém.
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 05 – 14h30: Mãos que servem; 19h00min: Juventude Evangélica de Montenegro (JEMON)
Dia 06 – 9h30: Coral Infanto Juvenil
Dia 07 – 9h: Culto com Oração em Memória e Santa Ceia (Com culto infantil) – Participação do Musicista Vandré Alexandre da Rosa.
Dia 09 – CM Núcleo Vale do Caí em São José do Hortêncio; 14h30: OASE (Dança Sênior). Retiro da OASE Sinodal
Dia 10 – Manhã: Plantão Pastoral. Retiro da OASE Sinodal
Dia 11 – 18h: Ensino Confirmatório 1º ano; 19:30h: Ensaio Coral.
Dia 17 – 20h: Concerto da Orquestra de Câmara UNISC na Igreja da Ressurreição (IECLB Montenegro) – Regência: Leandro Schaefer – Obras: Serenata de Tchaikovsky – Sonata de Carlos Gomes – Venha curtir e alegrar o coração com toda família neste momento especial! – Entrada Franca
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro