O Machado está afiado – Lucas 3.7-18

No texto previsto por nossa Igreja para o 3º Domingo de Advento, o profeta João Batista se dirige a pessoas chamando-as de cobras. Cobras tem uma característica própria: ficam ali enroladas, quietinhas, mas estão sempre prontas para dar o bote. Se você passa perto delas ou pisa nelas, já leva uma picada que pode ser fatal. É costume popular muito antigo, tanto que já em sua época, João Batista o utiliza, comparar pessoas falsas de atitudes perversas, com cobras venenosas, extremamente perigosas. Elas também ficam à espreita, quietinhas, prontas para dar o bote, ou seja, fazer o mal, prejudicar outras pessoas. Normalmente pessoas assim não sentem remorso, pois como estão desconectadas do Evangelho, sua consciência não as acusa e por isso, não se arrependem de seus pecados frutos da maldade e do afastamento de Deus, deitando a cabeça no travesseiro e dormindo tranquilamente.

João Batista se encontra com pessoas assim. Como profeta de Deus, ele não tem papas na língua e dirige palavras duras a elas:“Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados”. O profeta aqui toca o dedo numa realidade ainda hoje muito comum. Pessoas que se dizem cristãs, vivem na igreja, mas suas palavras e atitudes são totalmente contrárias ao Evangelho. Cultivam uma fé de aparências, olham somente para si, seus interesses pessoais, aquilo que podem tirar vantagens, proveito. Para isso ficam à espreita, traem ao picar e destilar peçonhento veneno.

A mensagem do profeta é clara: é necessário reconhecimento de culpa, arrependimento sincero de pecados, mudança de atitudes e reparação de erros. A voz profética de João Batista ressoa também entre nós nos animando e preparando o coração para a segunda vinda de Cristo.João compara as pessoas com árvores. E o que se espera de uma árvore? Que produza sombra, frutos, madeira, enfim, que seja útil. O foco aqui está na produção de frutos. O que você faz para que a árvore da tua vida produza bons frutos? Uma árvore que não produz frutos será cortada pelo machado. Machados eram feitos de ferro puro e na Bíblia ferro é símbolo da justiça de Deus que será aplicada às árvores que não produzem frutos. Jesus fala figurativamente a respeito da árvore em relação as atitudes humanas: “pelos frutos se conhece a árvore” (Mt 12.33). Que tipo de árvore você é? Que tipo de frutos você produz? Frutos embelezam, colorem, perfumam, dão prazer a quem os come. Devem ser partilhados, pois somente no pé apodrecem e caem.

João Batista convida a preparar o caminho para a vinda do Senhor. De que forma? Assumindo atitudes novas: quem tem algo a mais, sobrando, reparta com quem não tem, sendo grato pelo que tem, não explorando ninguém. Então, diante deste ensino o profeta aqui é comparado ao Messias, mas ele distingue seu batismo daquele que será realizado pelo que virá e batizará com o Espírito Santo. Batizar com água consistia em purificar as pessoas convertidas de seus pecados. Batizar com o Espírito, a ser realizado depois por Jesus, ofertaria às pessoas a chance de uma vida nova, novas atitudes. Por tanto, ser batizado, se dizer cristão e viver uma vida afastada de Cristo ou na contramão do que Ele ensina é um ato de falsidade. João Batista chamou aquelas pessoas de cobras venenosas, pois sabia que não havia nelas atitude sincera, digna de verdadeiro arrependimento e comprometimento. Não se podia confiar nelas!

As mesmas palavras de João Batista anunciam ainda hoje, a você e a mim, a importância de preparar o coração para a vinda de Cristo.Quando isso acontecerá? Não sabemos! Mas temos a certeza que isso está prometido e que Deus não falha com suas promessas. Prepare teu coração e tua vida para o Senhor que virá, mas que já vem se achegando por meio de sua Palavra e dos Sacramentos,e experimente a transformação que Jesus quer fazer em tua vida. Amém.
P. Marcio Simões da Costa

Avisos da Semana: Próximo culto neste domingo às 9h na Igreja da Ressurreição com Santa Ceia. Temos devocionais Castelo Forte para o ano de 2022 à venda na secretaria paroquial. Agende nosso culto de Natal, dia 24.12 às 19h – Christvesper. Venha com tua família!

Últimas Notícias

Destaques