O duplo mandamento do amor

O amor a mim mesmo…
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!” […] “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22.37, 39) Este ensino de Jesus muitas vezes é compreendido apenas por amar a Deus e amar ao próximo. Mas, muitas pessoas deixam passar desapercebido que Jesus fala também do amor a ti mesmo, ou seja, do amor próprio. O amor próprio torna-se pecado e atitude negativa e reprovada pelo Senhor quando amamos tanto a nós mesmos que deixamos de amar a Deus e às demais pessoas. Só conseguimos amar a Deus com todo nosso ser quando compreendemos e reconhecemos que Ele nos ama “incondicionalmente”. Só conseguiremos amar ao próximo se em primeiro lugar amamos a nós mesmos. Como amar outra pessoa ao ponto de servi-la se eu não me amo e nem me sirvo? Como cuidar de alguém se eu não cuido de mim? Como se preocupar com a vida e a saúde de alguém se eu não me preocupo com a minha vida e a minha saúde? Como respeitar alguém se eu não respeito a mim mesmo? Jesus ao ensinar: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, está exatamente nos chamando atenção à isso! Ele une com um elo o amor a Deus e ao próximo, a partir do amor que temos por nós mesmos, onde, automaticamente contém em si todos os mandamentos da lei. A medida e a norma que ele coloca do amor, ao próximo é o amor que o ser humano tem de si mesmo, naturalmente. A relação íntima desses mandamentos é também evidente no judaísmo. No entanto, a forma como Jesus apresenta o enlace do duplo mandamento do amor é novo. Ele consegue ultrapassar o ponto de vista do judaico, porque a justiça e a santidade consistem no cumprimento do duplo mandamento do amor, que inclui toda a lei. Antes de amar, preciso conhecer este amor. No Novo Testamento, este amor é descrito pela palavra grega “ágape” que significa, o amor incondicional, que se despe de si em benefício do próprio. É este o amor descrito por João 3.16: “Por que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho único”… Também descrito pelo apostolo Paulo, 1Co 13: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”. (vv. 4-7) Portanto, ame a si mesmo, valorize sua vida, para que possas amar e servir a teu próximo!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
– Hoje, 22.11, 19h30-Adolescentes.
-Sábado, 23.11, das 9h-9h45–aulas de violino, das 9h45-10h30–aulas de violão, das 10h30-11h40- ensaio do Coral infantil, 19h30-Culto de Confirmação com Santa Ceia.
– Domingo, 24.11, 9h30-Culto de Confirmação com Santa Ceia. -Terça, 26.11, 16h-Culto Ecumênico no Hospital Montenegro, 18h30-Celebração Ecumênica na Catedral São João Batista.
-Quinta, 28.11, 18h-Coordenadores do Ensino Confirmatório, 19h-Reunião do Conselho do Colégio Sinodal Progresso, 19h30-Ensaio do Coral.

Últimas Notícias

Destaques