O cuidado do bom pastor – Hebreus 13.20-21

Temos aqui uma mensagem de fé e esperança. O texto reforça: Deus ressuscitou a Jesus, morto na cruz por nós. Ele deu seu único Filho para que, por meio de sua ressurreição, também nós, mediante a fé, sejamos ressuscitados para a vida eterna.Isso fala ao íntimo do coração, pois é nossa esperança: Assim como Deus ressuscitou Jesus também nos ressuscitará, juntamente com as pessoas queridas e amadas que nos antecederam na morte.Que mensagem consoladora!

Mas além desta mensagem, o autor da carta aos Hebreus nos ressalta algo bem importante: Jesus é o “Grande Pastor do rebanho”. Vemos que já no evangelho de João Jesus já diz de si mesmo: “Eu sou o Bom Pastor”. A figura “pastor e rebanho” lembra que o rebanho de ovelhas é muito frágil, exige grande cuidado. Elas são fujonas, tendem naturalmente a se afastar do rebanho, correndo perigo de vida.Também conosco, há algo em nós que nos induz a se afastar de Deus. Outro aspecto: a ovelha é totalmente dependente do pastor. Se cai num lamaçal não consegue sair sozinha; ao machuca-se não se levanta sem auxílio; se é atacada não consegue reagir. Quando o ser humano está no lamaçal, “no fundo do poço”, por vezes não consegue por forças próprias sair dele. Quando desiludido, machucado, despedaçado por dentro, dificilmente se reergue sozinho. Ao ser atacado sem esperar, muitas vezes fica sem ação, sem poder reagir. Você consegue comparar a tua fragilidade ou algum momento de fragilidade na tua vida à fragilidade da ovelha?

As ovelhas nos ensinam algo muito importante: quando fragilizadas elas berram para chamar a atenção do pastor. Assim, também nós precisamos ter a humildade em poder gritar a Deus por ajuda e isso fazemos através da oração, do clamor. Aqui precisamos chamar por Jesus, pedir socorro, ajuda. A figura do pastor de ovelhas representa cuidado extremo, ao ponto de dar a vida pelo rebanho. É mais que simples profissão, é autêntica vocação. A vocação de Jesus o levou à cruz por amor ao seu rebanho, ou seja, por amor a nós. Isso Ele fez por amor a todas suas ovelhas, desde as obedientes até as rebeldes que o traíram, atacaram, debocharam e mataram.

O pastor de ovelhas nos tempos bíblicos, vem lembrar aquele que se preocupa com seu rebanho e sempre de novo o conta e vai em busca da ovelha perdida, preocupando-se que as outras estejam reunidas em segurança. As leva à pastos verdejantes e fontes de água para que possam saciar a fome e sede. Leva-as à sombra para se refrigerar e descansar. Enquanto dormem ele as vigia e protege dos predadores. Estando doentes/machucadas cuida e medica, trata as feridas. Se necessário, com seu cutelo eleas raspa, corta ou cauteriza com carinho e dedicação.

Cristo é este Pastor, que além de toda dedicação para conosco, por vezes mexe no fundo de nossas feridas ou, permite que soframos, para buscarmos e recebermos seus cuidados.Jesus, deu a vida por nós, para nos sarar da enfermidade do pecado e maldade humana.Por meio do seu sangue a aliança divina com o mundo é selada. Como seu rebanho somos povo da nova e eterna aliança. Por isso Ele também se dá como alimento e bebida que nos sacia e oferta a vida.

Por fim, quando a ovelha está fraca, o pastor a carrega nos braços ou sobre os ombros. Se você se sente fraco, fragilizado, permita-se ser carregado pelos braços de Jesus, permita que Ele cuide de você e lhe cure das suas enfermidades, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais. Vivamos cada dia na certeza deste cuidado e a esperança da vida eterna a partir da mensagem que Deus ressuscitou a Jesus. Encerro com as palavras de bênção e cuidado do próprio texto: “Que o Deus da paz lhes dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade. E que ele, por meio de Jesus Cristo, faça em nós tudo o que lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre! Amém!”.

P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana: Culto neste domingo às 9h30, presencial com capacidade para 96 pessoas. Inscrição até hoje às 16h na secretaria. Haverá transmissão do Culto Sinodal pelo Facebook: Luterana Montenegro.Traga na secretaria sua doação alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.

Últimas Notícias

Destaques