Como cristãos confessamos: “Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra”. No Catecismo Menor, Lutero explica o que isso significa:
“Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos e ainda os conserva; além disso me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens.Supre-me, abundante e diariamente, de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isto devo dar-lhe graças e louvor,servi-lo e obedecer-lhe. Isto é certamente a verdade”.
Deus criou o universo, o mundo e o que nele existe, e o mantém.Esta verdade não aprendemos de homens inteligentes, pensadores ou pesquisadores, mas é o testemunho de fé que confessamos.
Na criação Deus dá aos seres humanos tudo que precisam para viver. Somos criaturas de Deus,vivemos no mundo criado por Ele, nada do que tenho é propriamente meu, nem sou fruto de algum acaso. Tudo é de Deus. Devo a Ele tudo o que tenho e o que sou.
Martim Lutero confessou a fé no Deus criador, dando um significado especial ao primeiro artigo. No Catecismo Menor, como vimos acima, ele explicou que Deus criou tudo o que é necessário para viver. Deus é o Senhor sobre todas as coisas. Reconhecemos isto quando dizemos que Ele é todo-poderoso.
Confessar nossa fé no Deus Criador nos compromete em cuidar, cultivar e preservar a sua obra. Crer que Deus é o Senhor da vida é um ato de submissão e, porque não dizer coragem, pois o mundo se considera cada vez mais “poderoso” e “autossuficiente”, não reconhecendo o senhorio de Deus e nem sua total dependência nEle.
Será que você está entre estas pessoas que não creem neste primeiro artigo do Credo Apostólico ou que o confessam da boca prá fora? Apenas para refletir: Se você crê firmemente neste primeiro artigo, por que está afastado/a da Igreja, da sua comunidade de fé?
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
– Domingo, 18/11, cultos com Celebração da Santa Ceia, 10 horas no Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio, às 20h no Templo da Ressurreição, com a apresentação dos Confirmandos(as).
– Solicitamos aos membros da Comunidade atualizarem seu endereço e contato junto a Secretaria.
– A Comunidade, atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, vem respeitosamente pedir a colaboração da comunidade em geral para o combate ao mosquito Aedes aegypti (o mosquito da dengue). Neste sentido, pedem para não deixar água parada em recipientes, pneus, garrafas, vasos e que tampem os ralos, caixas dágua e piscinas. Quem tem sepulturas no cemitério, quo levarem flores para seus entes queridos, favor levar vasos com furos que não retêm água.